quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gaúchos enfrentam o frio para acompanhar Desfile Farroupilha






Céu limpo e sol ajudam a encarar a baixa temperatura em Porto Alegre


Os gaúchos enfrentaram o frio desta quinta-feira para acompanhar o Desfile Farroupilha em Porto Alegre. O tradicional evento levou um grande público à avenida Edvaldo Pereira Paiva na manhã de hoje. Participam do evento tradicionalistas de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes, além de cavalarianos e de policiais civis e militares. O governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati acompanham o evento.

Em razão dos desfiles da Semana Farroupilha, hoje e sexta-feira haverá bloqueio no trânsito na avenida Edvaldo Pereira Paiva, local das apresentações. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre as avenidas Padre Cacique e Ipiranga, a interrupção começa na meia-noite de quinta-feira. A Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada a partir das 6h30min desta quinta-feira para que seja realizado o Desfile Farroupilha, das 8h às 13h.

Em função da chuva, o Desfile Temático foi transferido para sexta-feira. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, Fundação Cultural Gaúcha do MTG e Ministério da Cultura, o desfile será às 20h, com entrada gratuita. O desfile temático da Semana Farroupilha deste ano contará com nove carros e mais de 1,5 mil participantes, que apresentarãoo tema o espetáculo Nossas Riquezas. Realizado desde 2003, o desfile acontecerá na avenida Edvaldo Pereira Paiva.


Desfiles também ocorrem no Centro do Estado



Depois do temporal, o sol brilha na região Central do Estado, permitindo a presença de um grande público nas cidades de Santa Maria, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar e Santiago onde ocorrem os Desfiles Temáticos Farroupilhas. Em Santa Maria, o evento está em andamento na avenida Nossa Senhora da Medianeira. No início, às 8h30min, a temperatura era de 15ºC, segundo o Setor de Metereologia da Base Aérea.



A previsão é de duração de quatro horas, com a participação de 36 CTGs, dos 45 filiados no município da 13º região tradicionalista. Uma comissão de cinco pessoas está julgando os que passam na avenida e ao primeiro colocado caberá o troféu Sepé Tiarajú, instituído por lei municipal. Na parte da tarde, os desfiles em comemoração à Semana Farroupilha serão realizados nas cidades de São Sepé, Tupanciretã e Júlio de Castilhos.



A Semana Farroupilha iniciou oficialmente na sexta-feira, quando o governador acendeu a Chama Crioula em frente do Palácio Piratini. Os festejos terminam na tarde de hoje, com a extinção da chama. O Acampamento Farroupilha, porém, segue em funcionamento até domingo, no Parque da Harmonia, na Capital.



Com informações do repórter Renato Oliveira

fonte texto : http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=466324

FOTOS:   JK MARINHO




Nenhum comentário: