quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Milhares acompanham Desfile Farroupilha em Porto Alegre



          Público demonstra reconhecimento pelas lutas históricas do povo gaúcho


                                      Tradicionalistas de todo o Estado desfilaram

                                          Crédito: Pedro Revillion

Cerca de 5 mil pessoas prestigiaram o desfile tradicionalista em homenagem ao 20 de Setembro, em Porto Alegre, nesta quinta-feira. Diferente do ano passado, o tempo colaborou. Apesar do vento forte na avenida Edvaldo Pereira Paiva, às margens do Guaíba, os tradicionalistas tiveram a favor o sol e as temperaturas amenas. Nesta sexta, a partir das 20h, ocorre o desfile artístico, que inicialmente estava marcado para acontecer na quarta, mas foi reagendado em função das condições climáticas.



A apresentação, que fez reverência à Revolução Farroupilha, foi acompanhada de perto por autoridades como o governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati, que assistiram do palanque oficial. Enquanto isso, nas arquibancadas, o público demonstrou todo o seu amor e reconhecimento pelas lutas históricas do povo gaúcho.

A abertura ocorreu com a passagem do governador em revista à tropa e depois foi levado até o palanque. Em seguida, teve início o desfile cívico-militar, que foi acompanhando pela Banda da Brigada Militar.



O público então vibrou com a passagem de representantes da BM, da Polícia Civil, do Colégio Militar Tiradentes, da Defesa Civil, e demais integrantes da área da Segurança Pública do Estado. Os projetos sociais desenvolvidos na área também tiveram representação, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e os programas mirins dos Bombeiros e Salva-Vidas. Cruzaram a avenida ainda integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e Comando Rodoviário da BM.



Pouco depois das 10h, foi a vez dos tradicionalistas mostrarem a sua força e as belezas dos costumes gaúchos. Segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, o Rio Grande do Sul dá exemplo ao País ao conseguir reunir harmonicamente governo e tradicionalistas. “É um belo desfile que exemplifica como sabemos preservar a nossa cultura e a honramos o ano inteiro. O povo gaúcho mais uma vez está de parabéns”, comemorou.



Um dos destaques foi a entrada de um carro simbolizando um campo de futebol, em referência ao fato de que o Estado abrigará os jogos da Copa do Mundo de 2014. Integrantes que estavam no veículo, devidamente uniformizados, jogaram bolas de futebol ao público que estava na arquibancada. O grupo foi liderado pelo Gaúcho da Copa.



Houve ainda a passagem da Chama Crioula, que foi acessa em 18 de agosto, em Venâncio Aires. Ela foi distribuída pelo Estado, por meio das 30 regiões tradicionalistas do MTG. A presença das prendas e dos peões também comoveu quem estava assistindo ao desfile. A apresentação contou com quase 140 piquetes de Porto Alegre e de cidades da região Metropolitana, como Viamão, Eldorado do Sul e Gravataí, além de outras cidades do Estado.



No palanque, o governador Tarso Genro lembrou que o desfile tradicionalista é uma síntese perfeita da autonomia do povo gaúcho com as suas origens e, ao mesmo tempo, o reconhecimento da integração com o Brasil. Além de assistir ao desfile em Porto Alegre, o governador seguiu para Caçapava do Sul para ver a encenação “De Seival a Porongos”, que foi a última batalha da Revolução Farroupilha. “É importante valorizar e prestigiar também as comemorações do Interior, prestigiando todas as celebrações no Estado”, afirmou.



O prefeito José Fortunati também ressaltou a importância de se valorizar as tradições por meio dos desfiles. Ele destacou que a divisão das apresentações, em artístico (que ocorrerá nesta sexta-feira) e a tradicionalista é uma maneira de agradar a todos os públicos e envolver o maior número de pessoas. “Aqui tem espaço para todo mundo e para todos os gostos. O que mais importa é a tradição”, disse.



           Menino dança chula durante Desfile Farroupilha / Foto: Pedro Revillion
           FONTE: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=466361

Nenhum comentário: