segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SOBRE O DESFILE TRADICIONAL



Comentei, para a Rádio Rural, o Desfile Tradicional. Tal cortejo, esteve muito bonito, mas pode melhorar...


Trabalhei, neste 20 de setembro, ao lado do meu amigo Jairo Reis, comentando o Desfile Tradicional (cavalarianos) para a Rádio Rural, do Grupo RBS. Sendo assim, vi de perto acertos e erros e talvez minha opinião possa contribuir com os organizadores para a próxima edição.

Penso que a cavalaria gaúcha seja um dos pontos altos de toda a comemoração farroupilha e o desfile de Porto Alegre já é um dos maiores do Estado. Por este motivo, acho que temos que valorizar quem espera o ano inteiro, prepara seus cavalos, se desloca de madrugada de suas localidade para apresentar-se aos olhos do grande público (que este ano não foi tão grande assim).

De um modo geral o desfile esteve bonito e, com raras exceções, o pessoal bem pilchado. As encilhas também, em sua grande maioria, estavam de acordo. Nos carros alegóricos que acompanhavam os piquetes, (um carro por piquete), muita alegria, pessoas de idade, peões, mulheres e crianças, que não puderam desfilar a cavalo.

Mas vou opinar sobre o que pode ser melhorado:

a) Penso que tem que haver uma comissão, devidamente identificada, de a cavalo, com rádios, transmissores, para evitar alguns problemas durante o cortejo. O largo espaço entre um piquete e outro sempre foi e continua sendo um problema. Não há coesão e tem poucos para administrar tal incorreção.

b) Da mesma forma, acho que a avenida não é lugar para gineteadas, esbarradas, carreiradas, coisa e tal. Por pouco uma "carga de cavalaria" não atropela dois garis que juntavam o esterco dos animais. Pior que isto. Um gaúcho quis esbarrar seu cavalo, na frente do palanque oficial, o cavalo rodou, ele caiu e quase que o animal lhe cai por cima. Estas fanfarronadas são para ocasiões e lugares diferentes.

c) Quando na postagem sobre o Desfile Temático falei que não deveria haver cavalarianos, aqui digo o inverso. No Desfile Tradicional não deve haver gente a pé! Atrasa e prejudica o cortejo. Um grupo que vinha a pé, no meio do desfile, dançando, cortou a cavalaria na metade. Quem vinha atrás dos dançarinos, tinha que segurar na rédea seus animais e não gostaram nem um pouco do assunto. Os próprios bailarinos já demonstravam cansaço.

d) Esta determinação do ítem acima (de não haver gente a pé no desfile tradicional), deveria estender-se a Brigada Militar e a Polícia Civil. Tenho o maior carinho e reconhecimento pelo trabalho destas instituições, mas acho que o grande número de pessoas a pé retarda em muito o resto do desfile. Até porque tais instituições já desfilaram no dia 07 (de setembro). Ao meio dia, quando o povo se retirava para almoçar, ás rádios e televisões encerram suas programações devido aos horários políticos, METADE dos cavalarianos ainda não haviam passado. Cruzam o ano se preparando para o dia 20 e desfilam, praticamente, para as moscas. Bombeei para a tribuna das autoridades e se tivesse cinco pessoas lá era muito.


Então, que se arrume um meio termo, ou seja, que se desfile com um efetivo menor. O que não pode é piquetes lindos ficarem literalmente no ostracismo como vem ocorrendo sistematicamente todo o ano.


O desfile Militar e Civil é atrativo. Contudo, o imenso efetivo, principalmente a pé,...



...acaba atrasando os cavalarianos gaúchos que acabam desfilando para as arquibancadas vazias.

fonte: Léo Ribeiro

Concordo plenamente com Léo Ribeiro, o desfile CIVIL E MILITAR deve ser dia 07,  não tem necessidade de repetir o mesmo  dia 20, no máximo a brigada a cavalo. Porque isso também onera os cofres públicos, pagando FERIADO para os servidores!!
JK MARINHO

Nenhum comentário: