sábado, 22 de setembro de 2012

Tradicionalistas exaltam riquezas gaúchas no Desfile Temático




22/09/2012
Foto: Luciano Lanes / PMPA

Mais de 50 entidades se apresentaram no desfile da Semana Farroupilha

Porto-alegrenses e visitantes ocuparam as arquibancadas instaladas na avenida Edvaldo Pereira Paiva na noite desta sexta-feira, 21, para acompanhar a história das riquezas da cultura, da natureza e da economia gaúchas no Desfile Temático da Semana Farroupilha. A apresentação reuniu mais de mil participantes para abordar os temas agricultura, indústria, comércio, água, cultura, extrativismo, energia, fauna e flora. (fotos)

Intercalados por nove carros alegóricos, desfilaram integrantes de mais de 50 entidades tradicionalistas gaúchas, conforme projetou o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS), Erival Bertolini. A representação incluiu participantes de CTGs, piquetes e departamentos da Capital, Região Metropolitana e interior do Estado e da Carris.

O desfile temático é realizado desde 2003, em uma promoção da prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura, da Fundação Cultural Gaúcha do MTG e do Ministério da Cultura. Acompanhado da primeira-dama Regina Becker, o prefeito José Fortunati assistiu à apresentação e enfatizou a evolução do trabalho cênico desenvolvido.

Participaram da apresentação no camarote oficial o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, e secretários municipais.
TEMAS

Agricultura - O público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da produção agrícola, as culturas, bem como os primeiros instrumentos de trabalho e sua evolução.

Indústria - Foram apresentados os destaques de cada uma das regiões gaúchas e setores mais desenvolvidos, como, por exemplo, o coureiro-calçadista, metalúrgico, moveleiro, químico e de vestuário.


Comércio - O desfile mostrou as trocas e a comercialização de produtos, atividade marcante dos mascates, as primeiras casas de comércio, armazéns, bem como as formas históricas de pagamento.
Água - A água que mata a sede, que irriga as plantações, que possibilita a navegação, que serve de habitat aos peixes, é a mesma que forma cascatas, que move moinhos e turbinas das usinas hidrelétricas.

Cultura - A cultura gaúcha foi valorizada nas suas diversas formas de manifestação (música, dança, literatura, usos e costumes, indumentária etc.). Conforme afirmam os organizadores, a cultura tem sido importante também para o desenvolvimento do turismo na região.

Extrativismo - A atividade de extração de riqueza, especialmente do subsolo, também foi exaltada. O carvão que move as termelétricas, a areia presente na construção civil, as pedras preciosas e semipreciosas, a argila com que são produzidas telhas e tijolos e o calcário utilizado na agricultura, por exemplo, são elementos relevância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Energia - A produção de energia é fator fundamental para o desenvolvimento das sociedades. A produção energética, no Rio Grande do Sul, é representada pelas hidrelétricas, termelétricas (o carvão), parques eólicos, além da transformação do petróleo em combustível.
Fauna e Flora - Desenhado pelo artista plástico Guaraci Feijó, os carros temáticos foram desenvolvidos com o objetivo de mostrar particularidades de cada região, e com a fauna e flora gaúcha não foi diferente. Com apresentação de mais de 1,5 mil integrantes, alguns dos destaques do desfile serão aves, peixes e animais terrestres, bem como a erva-mate, o umbu e as araucárias.

Texto de: Carolina Seeger

Edição de: Manuel Petrik - PMPA

Nenhum comentário: