quinta-feira, 4 de julho de 2013

Filme Primeiro Assalto do Trem Pagador é destaque do Recortes TVE




                                              Cena de Primeiro assalto do Trem Pagador

Docudrama reproduz o primeiro assalto ao trem pagador, ocorrido em Santa Catarina, em outubro de 1909

O divertido docudrama "Primeiro Assalto do Trem Pagador" é destaque da faixa Recortes deste sábado, 6 de julho, às 22h30. O filme conta a história de Zeca Vacariano, o herói bandido que atuou na região de Pinheiro Preto, em Santa Catarina, no início do século XX. Dirigido por Ernoy Mattiello, o documentário foi produzido pela Virtual Pictures e VMS Produções Cinematográficas, ambas de SC.
Entre divergências dos contos populares e a oficialização dos fatos, a história que se revive, conta que no domingo, 24 de outubro de 1909, na Região do Contestado – SC – Brasil, local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto, José Antônio de Oliveira, um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro, construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como: Executor do 1 º Assalto ao Trem Pagador.
A audácia de Zeca Vaccariano antecedeu outros dois assaltos a trens que ficariam famosos pelo cinema. Em 1960, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros do carro pagador da Central do Brasil. Mas o título de ladrão do século estava destinado a Ronald Biggs. Em agosto de 1963 o britânico causou pânico na Escócia ao roubar 2,6 milhões de libras. A arte cinematográfica rendeu fama aos vilões, mas a fábula de Zeca Vacariano, o precursor dos assaltos a trens pagadores, com o passar dos anos se perdeu no tempo.

A história de um saque record: 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis), montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, é considerada a maior quantia já levada em um assalto no mundo. Uma verdadeira fábula que sai do esquecimento para ganhar vida em um documentário brasileiro.
A faixa Recortes pode ser conferida em horário alternativo nas quartas-feiras, às 23h30

fonte:  http://www.tve.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1598

Nenhum comentário: