sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Escola indígena de Itapuã troca experiências no Acampamento Farroupilha


Alunos e familiares da Escola Estadual Indígena Nhamandu, de Itapuã, tiveram um dia de aprendizado no Piquete Bate Casco

Escola indígena de Itapuã troca experiências no Acampamento Farroupilha Carlos Macedo/Agencia RBS
Gurizada aprendeu a dançar xoteFoto: Carlos Macedo / Agencia RBS

A aula de história desta semana dos alunos da Escola Estadual Indígena Nhamandu Nhemopua, de Itapuã, em Viamão, foi dentro do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. O Piquete Bate Casco recebeu, na quarta-feira, 45 índios – entre eles estudantes, pais e avós – da Comunidade Pindó Mirim para um dia de vivência nos hábitos tipicamente gaúchos ressaltando como a cultura indígena também pertence à história do Rio Grande do Sul.

Dentro do piquete, o objetivo foi relacionar tradições e encurtar diferenças. Foram recebidos com café da manhã e participaram de uma apresentação que contou a importância social, econômica e histórica do cavalo no desenvolvimento do Estado, tema símbolo do projeto cultural do Bate Casco. Ao longo da fala da coordenadora cultura da entidade, Patrícia Zillmer, a turma ia ensinando a pronúncia de algumas das palavras em guarani. 

 Fotos: Carlos Macedo/Agência RBS
— Não podemos esquecer que os índios estavam aqui antes dos imigrantes e que foram os primeiros a chegar — ressalta Patrícia.

Vida saudável no acampamento: tem doce com redução de açúcar na tenda do Marrocos

Ainda aprenderam a encilhar e montar no cavalo. Prestes a ganhar um do pai, Álvaro Dinarte Moreira, 11 anos, observou muito atento as instruções de Patrícia, pois não quer fazer feio quando chegar seu "companheiro".

Mãos de tesoura no acampamento: Jordan faz a barba e o cabelo da gauderiada
— Agora, saberei tratá-lo — diz ele, tímido.

 

Conexão de culturas

É por intermédio de experiências práticas que os alunos aprendem e incorporam o conhecimento para a vida, considera a diretora da escola, Alessandra Santos. Além de conhecer mais de perto os conteúdos teóricos que aprendem em sala de aula, conseguem tirar dúvidas e percebem que as diferenças são menores do que imaginavam.

— Estamos fazendo uma interlocução da sociedade com a comunidade (indígena) e só isso já é uma aula. Conectamos a vida deles com o que acontece fora da comunidade. Eles são a história viva, que existe, não são passado — diz Alessandra. 

De chapéu gaudério, o estudante do Ensino Médio Claudinei Dinart, 23 anos, adorou o passeio porque história é a sua disciplina favorita. Sabe a importância da cultura indígena e gosta de relacioná-la com os costumes gaúchos. 

— Aprendi coisas novas, mas algumas eu já sabia, já andei a cavalo — conta.

Leia outras notícias do Acampamento Farroupilha

Aluna aplicada, Dionísia da Silva, 14 anos, conseguiu entender melhor o que se aprende nas aulas e percebeu que muito dos costumes fazem parte do seu cotidiano.
 
— É muito legal passear e conhecer outros lugares. Aprendemos sobre a história dos farrapos em sala de aula. Eu mesma tomo chimarrão todos os dias. 

Leia outras notícias do dia
Teve a xote no piquete! 

Avó de seis alunos da escola, Laurinda Vorze, 78 anos, fez do passeio com os netos uma oportunidade de mostrar o artesanato da comunidade Pindó Mirim para o pessoal do piquete. 

Colar, balaios e arco e flecha são feitos pelas mulheres enquanto os animais desenhados na madeira são produzidos pelos homens. Assim que expôs o material começou a ouvir  elogios dos integrantes piquete. 

— Eles trouxeram a cultura deles, mostraram como é feito e nós aprendemos também — comenta Patricia. 

 Com gaiteiro e trilha sonora do Teixeirinha, a turma ainda aprendeu a dançar o xote. Faceiras, as crianças foram as primeiras a se renderem ao passo gaudério. Quem se intimidou, registrou a dança pelo celular e bateu palma. Quando chuva estiou e a turma ainda conseguiu passear pelo parque e conhecer a Chama Crioula. 

Foi a primeira vez que os alunos da Escola Nhamandu Nhemopua visitaram o acampamento e viveram uma experiência tão próxima à cultura gaúcha, garante a diretora Alessandra.

— A gente sentiu que a grande maioria não conhecia muita coisa que aprendeu. Muita coisa era novidade e eu senti uma receptividade enorme deles e de agradecimento —afirma Patricia.

No almoço teve carreteiro de carne, feijão, batata doce e salada de repolho com cenoura. À tarde, antes de retornar, as crianças receberam kits com lápis de cor e caderno de pintura. 
fonte: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2015/09/escola-indigena-de-itapua-troca-experiencias-no-acampamento-farroupilha-4850254.html

Nenhum comentário: