sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Música de Vivaldi surpreende público no Acampamento Farroupilha

                                   Marco Aurélio, de 18 anos, está na Orquestra Jovem desde os 12
                                 Autoridades estaduais e municipais prestigiaram a apresentação
Os frequentadores do Acampamento Farroupilha, acostumados com as tradicionais musicas campeiras, embaladas através de acordes de gaita e de violão, foram surpreendidos na tarde dessa quinta-feira, 17, ao passarem em frente ao Galpão da Hospitalidade da Prefeitura de Porto Alegre. Em vez da musica nativista, tradicionalista ou mesmo a  tchê music, os visitantes se depararam com a musica do  compositor italiano Antônio Vivaldi. Tratava-se dos primeiros acordes da apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, durante  evento promovido pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) da Prefeitura de Porto Alegre.

O objetivo do recital foi de  integrar o gabinete às comemorações da Semana Farroupilha, prestigiar as ações da prefeitura naquele local e divulgar as atividades do Inovapoa, dando ênfase ao eixo que trata de tecnologias sociais. “É a maneira que encontramos de mostrar que o processo de inovação está presente em todas as atividades humanas e em todos os lugares”, ressaltou  a secretária Maria Fernanda Bermúdez, na abertura do evento.

A iniciativa também serviu para mostrar o trabalho realizado pela Orquestra Jovem do Estado, formada por alunos da rede escolar pública da Capital. No intervalo do recital, o maestro Telmo Jaconi falou sobre a história da orquestra, que  além da música, ensina os jovens sobre ética e cidadania, educação ambiental, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo. “Segue uma tendência internacional voltada prioritariamente para crianças e adolescentes, com foco na inclusão social e na excelência musical e artística”, disse Jaconi, que acompanha a orquestra desde o início do projeto, em 2009.

Os alunos Marco Aurélio Domingues e Ezequiel Moraes de Paula, ambos de 18 anos, também deram seu depoimento. “É um mundo novo que se abriu para mim. E é muito bom estar aqui”, resumiu Ezequiel, que iniciou seu aprendizado na orquestra aos 12 anos.

Também participaram do evento os secretários da Cultura, Roque Jacoby, de Porto Alegre, e do Estado, Vitor Hugo, o representante do Conselho Estadual de Cultura, Dael Luis Prestes Rodrigues, e a presidente da orquestra, Carla Zitto.  Ao final do encontro e atendendo a pedidos, os jovens também encantaram os presentes tocando musicas tradicionais do cancioneiro gaúcho, como Canto Alegretense e Mercedita, além do Hino Riograndense.

Foto: Maia Rubim/PMPA

Texto de: Paulo Cesar Flores
Edição de: Jandira Davila Feijó

Nenhum comentário: