terça-feira, 27 de maio de 2008

MTG anuncia mega-boicote ao Rodeio de Osório


O MTG anunciou uma medida inédita diante dos shows de rock (Nenhum de Nós) e forró (Bonde do Forró) programados para o 28o Rodeio Crioulo Internacional de Osório, que começa amanhã. O assunto foi abordado pelo blog no dia 7 de maio. Em ofício encaminhado ontem ao prefeito da cidade, Romildo Bolzan Jr, o presidente do Movimento, Oscar Gress, alerta: CTGs que enviarem representantes ao evento estão sujeitos a punições. O blog teve acesso ao teor do ofício, que também aponta descumprimento a uma lei que regulamenta os rodeios:
"Ao cumprimentá-lo, vimos pelo presente informar à Vossa Senhoria, que o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG – tem a obrigação de preservar as tradições gaúchas e o dever de cumprir e fazer cumprir a Lei N° 12.567 que regulamenta os rodeios. Por isso não reconhece o 28° Rodeio de Osório, que se realizará nos dias 25 de maio a 1° de junho do corrente ano, pelo fato de que este evento não se enquadra nas normas e regulamentos desta Federação, no que se refere as apresentações contratadas para o mesmo e à comunicação do evento aos órgãos competentes, com 45 dias antes da sua realização".
O techo mais polêmico ficou para o final:
"Outrossim, informamos ainda, que o MTG não reconhecendo o evento, as entidades filiadas que se fizerem presentes estarão sujeitas às sanções disciplinares, conforme Regulamento Geral e Código de Ética Tradicionalista".
Conversei há pouco com o prefeito Romildo Bolzan Jr. Ele disse que a programação está mantida. "É um evento público, a maior festa popular do município. Os shows foram contratados pela prefeitura. As competicões campeiras e artísticas estão rigorosamente de acordo com as regras do MTG", alega Bolzan.
FONTE: Giovani Grizotti / roda de chimarrão

Nenhum comentário: