quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Acendimento da Chama Crioula mobiliza São Leopoldo

FOTO: Alexandre Medeiros

Dentro da programação do Acendimento da Chama Crioula, no dia 15 de agosto, às 17h30, acontece a Tertúlia na Casa do Imigrante (avenida Feitoria, 3249, bairro Feitoria). A atividade terá apresentações de teatro, shows tradicionalistas e oficinas. O ato de Acendimento da Chama Crioula em São Leopoldo será realizado no dia 16 de agosto, às 9h, na avenida Mauá, junto a Ponte Seca.

A expectativa é receber dois mil cavalarianos de todas as regiões do Estado e dez mil visitantes em veículos coletivos e particulares. O evento conta com a organização da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura; do Conselho Leopoldense de Tradição Gaúcha (CLTG); do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).

Infra-estrutura
Para o ato de Acendimento da Chama Crioula será preparada uma infra-estrutura com palco, arquibancadas, camarim, cobertura, bretes, fogo de chão, banheiros e espaço destinado para as autoridades. A montagem será realizada no dia 14 de agosto. A Diretoria de Mobilidade Urbana irá comunicar as alterações no trânsito nos próximos dias.

Programação do dia 16
A Chama Crioula será acesa às 10h, por Wilmar Winck de Souza, homenageado especial, que foi designado como patrono da Semana Farroupilha do Estado. Em seguida, as cavalarias das 30 regiões do Estado serão chamadas para pegar a centelha e levar o fogo às cidades do Rio Grande do Sul. Depois, as carretas transportarão o candeeiro até a Casa do Imigrante, onde permanecerá até o dia 13 de setembro. Nesse período, a visitação estará aberta para tradicionalistas interessados em buscar a centelha da Chama Crioula. Após o dia 13 de setembro, o fogo será levado aos dois acampamentos farroupilhas de São Leopoldo: Parque do Trabalhador e Feitoria. O ato marcará o início da Semana Farroupilha, que ocorre de 13 a 20 de setembro.

Fonte: Entrevedo do Piazitos e Prefeitura de São Leopoldo

Nenhum comentário: