segunda-feira, 13 de maio de 2013

Integração entre mineiros e gaúchos

Grupo mineiro refez o trajeto dos tropeiros em 68 dias e visitaram Passo Fundo na manhã de sábado


Créditos: Cássia Paula Colla/ON
Integração entre mineiros e gaúchos
Grupo mineiro cavalgou 68 dias até Passo Fundo
O grupo mineiro Cawboys amigos, reconstruíram o trajeto dos tropeiros e viajaram 68 dias da cidade de Esperança Feliz, Minas Gerais, até Passo Fundo. A recepção dos cavaleiros aconteceu na amanhã desse sábado pela 7ª Região Tradicionalista e pelos integrantes dos Cavaleiros do Mercosul. A viagem era um projeto antigo do grupo, e conforme relatou o criador e coordenador do grupo Cawboys Amigos, Antônio Xavier Filho, o grupo estudava visitar apenas uma das cidades, entre eles estaria Passo Fundo, Erechim e Vacaria. A escolha, em visitar Passo Fundo, conforme Xavier comentou, se deu através da atenção e hospitalidade, demonstrada no contato que o grupo fez, através do facebook, com a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi.
Os Cawboys chegaram no CTG Cavaleiros do Mercosul, as 11h da manhã, e na solenidade o clima era de alegria e confraternização. Eles também foram presenteados com a bandeira de Passo Fundo, o lenço maragato e com o DVD da encenação da batalha do Pulador. Após a solenidade participaram de um almoço de confraternização na sede do CTG. Gilda destacou a alegria para a cidade e para os tradicionalistas pela escolha de Passo Fundo no destino final da viagem do grupo mineiro. “Nós temos muito orgulho em receber os Cawboys Amigos, principalmente em eles atravessarem seis estados e escolherem a cidade de Passo Fundo, com certeza é motivo de muito orgulho e muita satisfação para tradicionalistas,” comentou.
Xavier destacou que o grupo realiza várias viagens e o projeto de refazer esse trajeto tem 14 anos, e após um ano e meio de organização conseguiram realiza-la. “Refazer esse percurso é trazer paz aos tropeiros que estão abandonados. Nosso objetivo sempre foi reativar essa pratica, ou seja, é começar tudo novamente. Além de reviver o valor histórico que esse trajeto representa, pois muitas cidades foram construídas no lombo das mulas”, comentou Xavier. Ele não revelou o destino da próxima viagem quando foi questionado. Segundo ele, revelar o próximo destino, o compromete muito, e cada viagem exige muito trabalho, organização e preparação para acontecer.
Curiosidades
Xavier comenta que o grupo agrega cavaleiros de diversas cidades de Minas Gerais, apenas dois deles são de Esperança Feliz. Ainda destaca que cada viagem é um grande desafio, as cavalgadas diárias chegam a 8h diárias, fazendo um percurso de até 40km/dia. Os animais suportam a viagem, desde que façam constantes paradas, para que eles possam pastar e beber água.
colaborador: Hilton Luiz Araldi

Nenhum comentário: