quarta-feira, 31 de março de 2010

A ESTATUA DE JAYME SEM A DEVIDA ATENÇÃO!

A ESTATUA DE JAYME SEM A DEVIDA ATENÇÃO!


Canabarro
O monumento erguido ao pajador Jayme Caetano Braum - um dos quatro troncos missioneiros erguido em uma das entradas de São Luiz Gonzaga já está em estado de abandono, e sem a devida atenção do poder publico com um símbolo do tradicionalistmo gaucho, provavelmente em breve seja vitima de vandalismo.

Os quatro troncos missioneiro formado por; Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braum e Pedro Ortaça - os três primeiros já falecidos foram os responsáveis pelo resgate da arte missioneira tanto na poesia como na musica e pajadas, hoje quando se ouve uma musica das missões fica fácil identifica-la pelo maneira de tocar a gaita. Jaime Caetano Braum foi poeta, compositor e pajador autor de inúmeras obras sendo a mais conhecida BOCHINCHO que narra um peleja em um fandango daqueles bem chulos e que o artista escultor VINICIUS RIBEIRO muito bem retratou em um dos paineis que decoram a base do magnífico monumento eregido ao grande missioneiro!
Quanto vale um símbolo da nossa história? Qual é o preço da nossa identidade e da força do amor terruneo de nossos ídolos? Afinal onde está o respeito a obra deste grande missioneiro e o respeito ao escultor que eregiu esta grande obra homenageando este grande símbolo das missões?

Onde deveria haver uma praça, nada existe, apenas a estátua de seis metros de altura comtemplando os pampas, sequer um refletor a iluminar aquele que com sua arte e amor às missões resgatou nossa identidade missioneira e nos fez renascer no orgulho de sermos gaúchos missioneiros!
Aquele que com sua arte cantou e enalteceu São Luiz Gonzaga, foi esquecido pelo poder publico e é mais uma prova de que "Santo de Casa não Faz Milagre" é uma prova cabal de que o poder publico esta pouco se lixando com a cultura ou com a história do nosso
amado Rio Grande do Sul!!

Fonte: Coxixogaucho
e Chasque Pampeano

Dois rodeios na próxima semana



O IX Rodeio Nacional de Novo Hamburgo (cartaz acima) acontece entre os dias 8 e 11 de abril. A organização é da prefeitura e Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ANTH). Entre as atrações, estão Os Tiranos, César Oliveira & Rogério Melo, Noite Musiqueira e Róger Constantino.

Na mesma data, o O CTG João Sobrinho, de Capão da Canoa, organiza o 14 Rodeio Crioulo Internacional. Será na Tapera dos Quadros, com acesso pela Estrada do Mar (trevo da Praia do Barco, em direção à serra). Clique aqui e confira a programação. Destaque para o show de Luiz Marenco, na sexta-feira.

Postado por Giovani Grizott

terça-feira, 30 de março de 2010

Milonga vence Canto Missioneiro


Os ganhadores do evento Foto: ZH


Na seção Pelo Rio Grande, de Zero Hora, hoje:

Interpretada por Walther Morais e Nilton Ferreira, a música Dois Missioneiros foi a grande vencedora do 3º Canto Missioneiro da Música Nativa, que terminou na noite de domingo, em Santo Ângelo. A grande final, prevista para ser realizada em frente à Catedral Angelopolitana, foi transferida para o Teatro Antônio Sepp devido ao mau tempo.

A abertura da noite foi com o show do grupo Alma de Galpão. Na sequência, as 14 composições que disputavam a final foram apresentadas. Dois Missioneiros, de Juca Moraes e Carlos Omar Villela Gomes e melodia de Nilton Ferreira, foi a vencedora. O músico Walther Morais destacou a grandiosidade do festival e disse que foi uma emoção única receber o prêmio em Santo Ângelo.

Já o cantor Nilton Ferreira observou o alto nível musical do evento e frisou que vai levar para o resto da vida o carinho apresentado pelo público santo-angelense, que aplaudiu de pé o trabalho apresentado no palco. O encerramento da terceira edição do Canto Missioneiro da Música Nativa ficou a cargo do cantor Rui Biriva, que apresentou grandes sucessos de sua carreira e de outros cantores gaúchos.

Durante o festival, o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro (PDT), destacou a importância do evento no Estado.

– O Canto Missioneiro é um festival que vem crescendo a cada edição e hoje, sem dúvida, é um dos grandes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul – disse.

fonte: Roda de Chimarrão

segunda-feira, 29 de março de 2010

Chamarra "Dois Missioneiros" vence o 3º Canto Missioneiro.

A chamarra “Dois Missioneiro”, foi a grande vencedora do 3º Canto Missioneiro da Música Nativa, que terminou na madrugada de hoje, em Santo Ângelo.

Interpretada por Nilton Ferreira e Walther Morais, a música foi escrita por Juca Moraes e Carlos Omar Villela Gomes, das cidades de Cruz Alta e Santa Maria.

A composição retrata a história vivida pelos missioneiros, o Cantor Cenair Maicá e o herói guerreiro Sepé Tiaraju.

Dois Missioneiros durante a final levantou o público de mais de 1000 pessoas que superlotava o teatro Antônio Sepp.

Além do primeiro lugar com o prêmio de 3.500 reais e o troféu Cenair Maicá, a música foi escolhida a mais popular e ganhou ainda como melhor arranjo.

O segundo lugar do festival coube para a Milonga – Quando a Mãe se vai do Rancho, com ledra de Vaine Darde e a interpretação de João de Almeida Neto, de Porto Alegre.

Eles levaram o prêmio de 2.500 reais e mais o troféu Tio Bilia.

A música também levou o troféu Sérgio Jacaré como melhor letra a o melhor interprete com o troféu Jorge Camargo.

O terceiro lugar do festival ficou com a Milonga – Se um Dia eu me For, de Gujo Teixeira, da cidade de Lavras do Sul.

A música foi interpretada por Jarí Terres, de São Gabriel, o prêmio foi de 1.500 reais e o troféu Cindinho Medeiros.

O 3º Canto Missioneiro premiou ainda a música Guarani com letra de Olgi Krejci, de Santo Ângelo como melhor tema Missões.

Ele recebeu o prêmio de UM mil reais e mais o troféu Maximiano Bogo.

O melhor instrumentista foi para Paulinho Bracht, pela sua participação na música De Porteira Escancarada.

Ele ganhou o prêmio de 500 reais e mais o troféu Wilmar Ávila Brittes.

O Festival teria sua grande final no Centro Histórico, na praça Pinheiro Machado em frente a Catedral Angelopolitana.

Os organizadores resolveram manter a última noite no teatro Antônio Sepp, diante da ameaça de chuva para o domingo, o que acabou se confirmando.

A medida foi acertada, pois choveu durante à tarde e começo da noite em Santo Ângelo atingindo 18 milímetros.

As demais músicas que integrarão o CD do 3º Canto Missioneiro da Música Nativa são as seguintes:

O 1º Lugar do Canto Piá Missioneiro – Daniela Correa da Silva, de Porto Alegre com a música Prtá quem deixa a Cidade, de Silvio Costa.

O 2º lugar do Canto Pía, é de Letiane Moraes da Rosa, de Santo Ângelo com a música Carreteando a Saudade, de Paulo Antônio Marzari.

Integram ainda o CD – Ainda Lutamos pela Terra, com Alex Oliveira.

Guarani, com Vinicius Brum.

Numa Havanera com Amigo Souza.

O Caminho do Meu Verso, com Arakem Maicá.

De Porteira Escancarada, com Ângelo Franco.

Um Acordeon Feiticeiro, com Robledo Martins.

Sou Missioneiro, com Jorge Freitas.

Poema Aberto com a interpretação de Kerly Mess.

Essas Nossas Mãos, com Francisco de Oliveira.

Um Chasque Pra Seu Benoni, com Jéferson Teixeira.

Barbearia de Campanha, com Erlon Péricles.

Fonte: Rádio AM930 Santo Ângelo

Seleção de Caxias vence disputa no laço

A seleção campeã de Caxias!Foto: Divulgação



No site da prefeitura de Caxias do Sul:

A Seleção Municipal de Laço de Caxias do Sul conquistou o título de Campeã Intermunicipal neste domingo (28/03), em Canela, depois de uma longa disputa com as equipes de São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Jaquirana, Santo Antônio da Patrulha, São Marcos e Cambará do Sul.

O Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho( na foto, o segundo da esq. p/ a dir, agachado), que integra a Seleção, comemorou a conquista juntamente com os demais laçadores caxienses. "Foi uma longa disputa, abaixo d' água e com muito barro", disse.

Além da Seleção Principal, Caxias também foi campeã nas categorias Veterano, Prenda e Piá. A competição aconteceu no Parque do Saiqui, onde fica localizada a cancha de laço de Canela.


Postado por Giovani Grizotti

domingo, 28 de março de 2010

Um olhar sobre Chapecó é o mais novo ensaio fotográfico do DC Online


Imagens são de autoria de Alan Pedro, recém-chegado à principal cidade do Oeste

Pedro Rockenbach | pedro.rockenbach@diario.com.br

O mar transformou-se em rio. A rede de pesca virou arado. O fotógrafo surfista, agora, rasga as ondulações dos campos de soja. Em 6 de fevereiro de 2010, Alan Cristiano Moreira Pedro desembarcava em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, depois de viajar oito horas e percorrer 600 quilômetros. Havia saído de Garopaba. Na bagagem, a máquina fotográfica, o olhar curioso e um sonho realizado: a conquista do primeiro emprego fixo como fotojornalista.

O tradicionalista tomando chimarrão, a silhueta dos prédios no horizonte do pôr do sol avermelhado, o idoso vendedor de algodão doce refrescando-se às sombras da praça são cenas comuns do cotidiano da maior cidade do Oeste catarinense.

Mas para Alan Pedro tudo era novidade. A cada esquina uma descoberta, naquilo que já era lugar-comum para os moradores da cidade.

— Achei que estava em outro Estado quando cheguei aqui — relembra Alan.

O deslumbramento e a vontade de registrar, em detalhes, a terra desconhecida, misturados a ansiedade do sonho realizado, só podia resultar em ensaio fotográfico, desejo de todos aqueles que vêem o mundo atrás de uma lente.

Chamar, simplesmente, de fotos chega ser uma blasfêmia. São obras. Obras saturadas de sentimentos, capturados em cada movimento, em cada expressão dos personagens. Pode ser num casal trocando carícias num banco de praça ou no guri de traços indígenas. Tudo por ângulos inéditos.

— Sei que é algo que todo mundo fala, mas para ser fotojornalista tem que ser apaixonado pelo que faz.



Carreira começou há 10 anos

Alan Pedro tem 30 anos de idade. Pai de família, levou a mulher e filha de um ano e oito meses para encararem, juntos, o desafio de um novo começo.

Até ser contratado como correspondente do DC na região Oeste, foram 10 anos de peleja como freelancer. Ou seja, não recebia salário fixo, vendia umas fotos aqui, outra acolá, para agência de notícias. Mas sempre manteve o foco: "Fotografar para uma grande empresa".

O sotaque não denuncia, mas Alan nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi para Criciúma com 13 anos. E, na cidade, descobriu a fotografia. Trabalhou como diagramador num jornal local e, por influência do colega de trabalho Maurício Vieira, interessou-se pelo fotojornalismo.

— Era diagramador (responsável pela montagem das páginas), aí tinha contato diário com fotos. Com o tempo, comecei a gostar cada vez mais, até ter certeza que era isso que queria para a minha vida.

Participações no diario.com.br

Foram dois anos de tentativas, insistência, viagens entre Florianópolis e Garopaba em busca de uma vaga no jornal. As primeiras contribuições foram publicadas aqui no diario.com.br. Também investiu nos estudos relacionados à área. Participou de cursos, workshops. Aprendeu a revelar e a dominar a máquina. Quando teve certeza que poderia viver do fotojornalismo, abandonou a diagramação.

— Sempre ligava, vinha aqui conversar com a gente mostrar o material. Aí, quando pintou a vaga, foi o primeiro nome que lembrei. O mérito de entrar no DC é todo dele — parabeniza Roberto Scola, subeditor de fotografia.

Esse mérito cobrou um valor alto. Precisou abrir mão, pelo menos em parte, de uma paixão incondicional. Algo que, para aqueles que praticam, é uma religião. Só quem surfa sabe a tristeza de estar longe do mar, o que "tornou muito difícil os primeiros dias".

Um novo amigo

Para se adaptar à nova vida, Alan encontrou apoio no parceiro de incursões jornalísticas pelo Oeste, o também repórter do DC Darci Debona.

— Ajudo situando os locais, explicando os contextos históricos. Ele se esforça bastante para pegar fácil as coisas. O único o problema dele é ser torcedor do Vasco. Mas seria pior se fosse do Grêmio — brinca o colorado Debona.

Alan Pedro alimenta outro sonho na carreira: ter uma foto que circule pelo mundo e estampe jornais em vários países, "o desejo de qualquer repórter", confidencia. Bom, para saber se ele está no caminho, confira este ensaio.
FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

1ª RT - CALENDÁRIO do TRUCO

1ª RT - CALENDÁRIO do TRUCO

MARÇO

07 - Gravataí - CTG Carreteiros da Saudade (Rotativo)
14 -
18 a 21 - Caxias do Sul - FECARS/2010
28 - Cachoeirinha - CTG Guapos da Amizade (Rotativo)

ABRIL

04 - Páscoa
11 - Gravataí - CTG Tropeiro dos Pampas
18 - Guaíba - CTG Caudilho Guaibense (Rotativo)
25 -

MAIO

02 - Gravataí - CTG Chaleira Preta
09 - Dia das Mães
16 - Gravataí - CTG Pialo da Saudade
23 - Gravataí - CTG Chaleira Preta - 1ª CLASSIFICATÓRIA FECARS/2011
30 - Gravataí - CTG Amanhecer no Rincão - 1º Torneio de Esportes

JUNHO

06 - Viamão - CTG Pealo de Estância (Rotativo)
13 - Porto Alegre - CTG Ponteiros do Rio Grande
20 - Alvorada - CTG Amanhecer na Querência
27 - Cachoeirinha - CTG Rancho da Saudade - 2ª CLASSIFICATÓRIA FECARS/2011

JULHO

04 - Canoas - CCN Nova Raça
10 e 11 - Carlos Barbosa - CTG Trilha Serrana (Rotativo)
18 - Campo Bom - CTG Guapos do Itapuí (Rotativo)
25 - Eldorado do Sul - CTG Porteira da Tradição (Rotativo)

AGOSTO

01 - Gravataí - CTG Chaleira Preta (Rotativo)
07 - Alvorada - CTG Sentinela do Pago - (Rotativo da Cidade)
08 - Dia dos Pais
14 e 15 - Gravataí - CTG Tropeiro dos Pampas (Rotativo)
22 - Porto Alegre - CTG Glaucus Saraiva - Torneio Benemérito
28 e 29 - Gravataí - CTG Carreteiros da Saudade - Rodeio

SETEMBRO

05 - Gravataí - DTG Querência do Vale (Rotativo)
12 - Porto Alegre - Semana Farroupilha
19 - Gravataí - Semana Farroupilha
26 - Gravataí - CTG Carreteiros da Saudade - Rotativo Microrregião/Gauchão

OUTUBRO

03 - Eleições
09 e 10 - Canoas - Parque Eduardo Gomes - 19º Aberto de Esportes/MTG
17 - Gravataí - CTG Chaleira Preta - Rodeio
24 - Porto Alegre - CTG Pousada da Figueira
31 - Porto Alegre - DTG Gaúchos de São José (Rotativo)

NOVEMBRO

07 - São Vendelino - CTG Encosta da Serra
12,13 e 14 - Alvorada - CTG Amanhecer na Querência - Festival Guri
14 - Porto Alegre - CTG Chimangos
21 - 3ª CLASSIFICATÓRIA FECARS/2011 (Local por sorteio)
27 e 28 - Gravataí - Rodeio Mercosul

DEZEMBRO

04 e 05 - Cachoeirinha - CTG Rancho da Saudade (Rotativo)
12 - Porto Alegre - CTG Glaucus Saraiva - Truco de Amostra
19 - Canoas - CTG Alma Crioula (Rotativo)

FONTE: CHASQUE DE PRIMEIRA

Rodeio Internacional de Pelotas - 2010

Confirmado: de 16 a 21 de abril
Rodeio Internacional de Pelotas, no Parque de Eventos Morada do Sol.

O Rodeio Internacional de Pelotas apresenta sua 11ª edição ainda melhor. Nas Provas de Gineteada a premiação será 2 automóveis 0KM. As provas acontecerão nas modalidades; Gurupa Surena, Basto Oriental, Basto Aberto e Pelo.

No quesito festas o Rodeio não fica atrás. Serão 6 dias de muita festa e diversão, onde grandes nomes da música Gaúcha irão se apresentar. Além disso, o público terá bailantas todos os dias, com as melhores bandas da região, mais de 10 horas de festa diárias.

Choperia e Parilla, Praça de Alimentação, Exposição da Indústria e Comércio, Mateada, Acampamento, Gineteada são apenas algumas das atrações da 11ª edição do Rodeio Internacional de Pelotas.

Vem pra cá tchê!

sábado, 27 de março de 2010

2º Canto Piá Missioneiro tem duas vencedoras




Nesta quinta-feira, 25, realizou-se no Teatro Municipal Antônio Sepp o 2º Canto Piá Missioneiro que contou com participação expressiva do público que lotou o local. O certame, voltado para artistas intérpretes com idade limite de 16 anos, contou com 8 concorrentes que interpretaram músicas conhecidas. Letiane Moras da Rosa(de vestido lilás), representando Santo Ângelo, obteve a 2ª colocação no 2º Canto Piá Missioneiro. Já o primeiro lugar ficou com Daniela Correa Silva(de vestido alaranjado) representando a cidade de Porto Alegre.

Logo após a apresentação dos piás e gurias foi realizada a abertura oficial do 3º Cantao Missioneiro da Música Nativa, em seguida iniciou-se a apresentação dos representantes da etapa local. Dessa etapa foram classificadas para a final do festival as seguintes músicas concorrentes:



Nome Ritmo Intérprete
01 Ainda Lutamos Pela Terra Canção Alex Oliveira
02 O Caminho do Meu Verso Milonga Arakem Maicá
03 Poema Aberto Milonga Kerly Mess
04 Um Chasque Pra "Seu" Benoni Rancheira Jeferson Teixeira

NOTÍCIAS DO 3º CANTO MISSIONEIRO

NOTÍCIAS DO 3º CANTO MISSIONEIRO

O 3º Canto Missioneiro da Música Nativa iniciou nesta quinta-feira, 25 de março, em Santo Ângelo. O Teatro Antônio Sepp, local do evento, esteve com sua capacidade de publico totalmente ocupada por mais de mil pessoas prestigiando o Canto Piá Missioneiro e a Etapa Local, exclusiva para compositores santoangelenses.
Ao final da noite, logo após o baita show de Jean Kirchoff & Ita Cunha, forma conhecidas as vencedoras do 2º Canto Piá e as 04 musicas locais classificadas para a final do festival. No 2º Canto Piá o resultado foi o seguinte:
1º Lugar: Daniela Correa da Silva, de Sapucaia do Sul
2º Lugar: Letiane Moraes da Rosa, de Santo Ângelo
Na Etapa Local foram classificadas:
1. Ainda Lutamos pela Terra ( Vagner Pizzoloto/Alex Oliveira)
2. O Caminho do Meu Verso (Hugo Edgar Prestes/Rodrigo Menezes)
3. Poema Aberto ( Mario Amaral)
4. Um Chasque Pra Seu Benoni ( Valter Portalete/Jaferson Teixeira/Solon Quadros)
O festival prossegue nesta sexta-feira e sábado com a apresentação das 16 concorrentes da Etapa Geral e shows de Daniel Torres e Neto e Ernesto Fagundes. No domingo a grande final com a apresentação de 14 finalistas, em frente a Catedral Angelopolitana, com show de Rui Biriva.
Postado por JAIRO REIS

1a RT vence principal prova da Fecars

Os campeões do laço da 1a RTFoto: Divulgação
Do MTG:

A 1ª Região Tradicionalista foi a vencedora da categoria Laço Seleção, a mais disputada da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Su (FECARS), que acabou ontem à noite, em Caxias do Sul. Com aproximadamente 2 mil competidores, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas no Parque da Festa da Uva para assistir as mais de 20 modalidades de disputa.

O Laço Individual Peão, outra prova muito disputada, foi vencida por Lucas Conrado Silva, do CTG Tapera Velha, de Tupanciretã. Foram 50 voltas para conquistar o título de campeão. Já o troféu Braço Diamante, que reúne os vencedores das edições anteriores, pertence a Antônio Rudimar Jaenisch, do CTG Sinuelo da Coxilha, de Espumoso.

sexta-feira, 26 de março de 2010

ESTREIAS RADIOSUL.NET


9º RODEIO NACIONAL DE PORTO ALEGRE

9º RODEIO NACIONAL DE PORTO ALEGRE

PARQUE HARMONIA

PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA

25/03 - QUINTA FEIRA
17:30h- TAÇA 2010


26/03 - SEXTA FEIRA
09:00h- Continuação e final da TAÇA 2010
09:00h- Laço Guri 02 armadas de 12 a 15 anos
Laço Piá 02 armadas até 12 anos incompletos
10:00h- Laço Veterano 02 armadas
10:30h- Laço Pai e Filho
12:00h- Livre para o almoço
13:00h- Inicio da Taça Cidade de Porto Alegre (dupla) 02 armadas
18:00h- Laço Raspadinha (se houver tempo)

27/03 - SÁBADO
09:00h- Inicio do Laço Duplas 1º e 2º Armadas (poderá ser antecipada a 3º volta)
11:00h- Solenidade de abertura do evento
Cavalgada em homenagem a os 25 anos do galpão do nativismo da RBS
com chega no parque na abertura
13:00h- Continuação do Laço Duplas
17:00h- Raspadinha (se houver tempo)
20:00h- Gineteada

28/03 - DOMINGO
08:30h- Laço Patrão c/ carteirinha do MTG
09:00h- Inicio das Provas de Rédeas
09:00h- Inicio da Vaca Parada
09:30h- 3º e 4º ultimas armadas Laço Duplas
13:30h- Laço Prenda 02 armadas
14:00h- Inicio da disputa do Laço Duplas (mata mata)
Força Baixa 5 e 6 armadas - Força Alta 7 e 8 armadas
19:00h- Gineteada - Final
20:00h- Encerramento.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Começa o Rodeio Cidade de Porto Alegre


Próximos Eventos CTG Tiarayú



Maria Angélica Jardim Fraga
e-mail: angelica.fraga@terra.com.br

Começam os trabalhos para a Semana Farroupilha 2010

Começam os trabalhos para a Semana Farroupilha 2010


Ideais, cidadania e revolução serão abordados no tema anual


O presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Manoelito Savaris, foi eleito presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2010, hoje, em reunião realizada na sede da instituição, em Porto Alegre. A presidência foi eleita pelos integrantes da própria Comissão, formada pelas Secretarias de Estado da Cultura, do Turismo, Esporte e Lazer, da Educação, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Brigada Militar e Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).


“Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução”, tema a ser adotado em 2010, irá buscar trabalhar a revolução sob estes três aspectos: seus ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contrariamente ao Império; a cidadania, apresentando a vida dos farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, propriedades, direitos e deveres civis, entre outros pontos; e a revolução, mostrando a movimentação das tropas no território gaúcho, destacando a vida nas três capitais farroupilhas.

O acendimento da Chama Crioula, evento que marca o início das comemorações em todo o Rio Grande do Sul, acontecerá dia 14 de agosto, em Itaqui.

Link: www.semanafarroupilha.com.br

Felipe Basso

EMC Comunicação Empresarial

quarta-feira, 24 de março de 2010

Resultados finais FECARS 2010

Resultados finais FECARS 2010
LAÇO SELEÇÃO:

1º Lugar: 1ª Região Tradicionalista

2º Lugar: 7ª Região Tradicionalista

3º Lugar: 25ª Região Tradicionalista


LAÇO INDIVIDUAL PEÃO

1º Lugar: Lucas Conrado Silva dos Santos - CTG Tapera Velha - Tupanciretã - 9ª RT

2º Lugar: Edson Ricardo - PL Gaudérios da Querência - São Fco. de Paula - 27ª RT

3º Lugar: Elvio Tadeu Branco Nunes - DTG Lenço Colorado - Porto Alegre - 1ª RT


LAÇO RAPAZ DUPLA

1º Lugar: Rafael Milke - CTG Estância dos Petroquimicos - Triunfo - 15ª RT

Anderson Luis Kuhn da Silva - PL Rambor - Triunfo - 15ª RT

2º Lugar: José Lancellotte da Silveira - QL Mate Amargo - Gentil - 7ª RT

Norton Willian Nicolini de Oliveira - PL Júlio Santos - Passo Fundo - 7ª RT

3º Lugar: Douglas Fernando Jacobs - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT

João Pedro Brunetto - CTG Clube do Laço - Lajeado - 24ª RT


LAÇO RAPAZ INDIVIDUAL

1º Lugar: João Aramis Couto Junior - CTG Campo Verde - Campo Bom - 30ª RT

2º Lugar: Mauricio S. Becher - CTG Rodeio de Encruzilhada - Encruzilhada do Sul - 5ª RT

3º Lugar: José Lancellotte da Silveira - QL Mate Amargo - Gentil - 7ª RT


LAÇO GURI DUPLA

1º Lugar: Rodolfo Salvagni Baldosso - CTG Estância Alegria - Caxias do Sul - 25ª RT

Leonardo Gobbi Trindade - CTG Velho Mateus - Caxias do Sul - 25ª RT

2º Lugar: Adriel da Siqueira Martins - PQT Laçadores da Amizade - Nova Santa Rita - 12ª RT

Diego Timm Merten - CTG Cheiro da Terra - Canoas - 12ª RT

3º Lugar: Adolfo da Silva Maciel - CTG Miguel Rocha Sampaio -Palmeira das Missões - 17ª RT

Thomas Menezes Simões - CTG 35 - Palmeira das Missões - 17ª RT


LAÇO GURI INDIVIDUAL

1º Lugar: Leonardo Gobbi Trindade - CTG Velho Mateus - Caxias do Sul - 25ª RT

2º Lugar: Leonardo Torres - CTG Pedro Porto - Jari - 9ª RT

3º Lugar: Vinicius Lansini Reginatto - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT


LAÇO PIÁ DUPLA

1º Lugar: Guilherme Schmidt Santiago - CTG Encosta da Serra - Taquara - 22ª RT

Otávio Adam deMoraes - PL Vaqueanos da Tradição - Taquara - 22ª RT

2º Lugar: Eusébio Ricardo Marian - CTG Pedro Serrano - Sapiranga - 30ª RT

Nicolas Gabriel Diogo da Silva - CTG Essência da Tradição - Novo Hambugo - 30ª RT

3º Lugar: Lucas Ramos - CTG Coxilha de Ronda - Santiago - 10ª RT

Mateus Pinto - PT Rancho Alegre - Capão do Cipó - 10ª RT


LAÇO PIÁ INDIVIDUAL

1º Lugar: Guilherme Schmidt Santiago - CTG Encosta da Serra - Taquara - 22ª RT

2º Lugar: Tauã Bilhalva Correa - CTG Camaquã - Camaquã - 16ª RT

3º Lugar: Lucas Ramos - CTG Coxilha de Ronda - Santiago - 10ª RT





LAÇO VETERANO

1º Lugar: Paulo Renato Lopes Dias - PQT Batendo Casco - Sto. Antonio das Missões - 3ª RT

2º Lugar: Ivan Vargas - CTG Porteira da Amizade - Caxias do Sul - 25ª RT

3º Lugar: Boaventura Barbosa de Oliveira - PL Laçadores do Capivari - Capivari do Sul - 23ª RT


LAÇO VAQUEANO

1º Lugar: Walter Correa - CTG O Centauro Mergulhão - Chuí - 6ª RT

2º Lugar: Dorvalino Faustino da Silva - CTG 20 de Setembro - Triunfo - 15ª RT

3º Lugar: Darci Sortila - CTG Coxilha Verde - Formigueiro - 13ª RT


LAÇO PATRÃO

1º Lugar: Jonas Lara - CTG Candeeiro da Amizade - Vera Cruz - 5ª RT

2º Lugar: Márcio Ávila de Sá - CTG Estância dos Petroquimicos - Triunfo - 15ª RT

3º Lugar: Renato Sérgio Martins - QL Pé no Chão - Gentil - 7ª RT


LAÇO CAPATAZ

1º Lugar: Carlos Henrique S. Riguer - CTG Rodeio da Saudade - Cruz Alta - 9ª RT

2º Lugar: Leandro Reis da Silva - PL Lajeado Bonito - São Fco. De Paula - 27ª RT

3º Lugar: Vinicius Souza Ferreira - PTG Tunel Verde - Pinhal - 23ª RT


LAÇO PAI E FILHO

1º Lugar: Ivo Ramos Nunes - CTG Camaquã - Camaquã - 16ª RT

Andrigo de Lima Nunes - CTG Camaquã - Camaquã - 16ª RT

2º Lugar: Everaldo Luis Reginatto - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT

Vinicius Lansini Reginatto - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT

3º Lugar: Silvio André Rocha - PCN Farroupilha - Triunfo - 15ª RT

Gabriel Schmidt Rocha - PCN Farroupilha - Triunfo - 15ª RT


LAÇO DUPLA DE IRMÃO

1º Lugar: Juliano dos Santos - CTG Tropeiros da Querência - Canguçu - 21ª RT

Marcelino dos Santos - CTG Tropeiros da Querência - Canguçu - 21ª RT

2º Lugar: Roberto Barreto - CTG Gaudério Serrano - Bento Gonçalves - 11ª RT

Marcos Barreto - CTG Gaudério Serrano - Bento Gonçalves - 11ª RT

3º Lugar: Berbardo Portela de Souza - Piq. Rincão do Provisório - Palmeira das Missões - 17ª RT

Eduardo P. de Souza - Piq. Rincão do Provisório - Palmeira das Missões - 17ª RT


LAÇO PRENDA DUPLA

1º Lugar: Bárbara S. Ficagna - CTG Guido Mombelli - Tapera - 14ª RT

Bruna Rodrigues de Oliveira - CTG Guido Monbelli - Tapera - 14ª RT

2º Lugar: Larissa Macahdo - CTG Júlio de Castilhos - Júlio de Castilhos - 9ª RT

Daiana Deckert - CTG Tropeiro Velho - Panambi - 9ª RT

3º Lugar: Arieli Piffer - CTG Narciso Munhon - Muliterno - 8ª RT

Jaquiele de F. de Lima Moura - CTG Familia Costa - Pinhal da Serra - 8ª RT


LAÇO PRENDA INDIVIDUAL

1º Lugar: Bárbara S. Ficagna - CTG Guido Mombelli - Tapera - 14ª RT

2º Lugar: Eduarda Lima - PL Os Gaudérios - Santa Maria - 13ª RT

3º Lugar: Arieli Piffer - CTG Narciso Munhon - Muliterno - 8ª RT


VACA PARADA PIAZINHO DUPLA

1º Lugar: Bernardo Moreira Lindner - PL Tropeiros da Lealdade - Charqueadas - 2ª RT

Joaõ Guilherme Castro de Freitas - CTG Gaudérios da Querência - Charqueadas - 2ª RT

2º Lugar: Pedro Antonio Bonfiglio - CTG Crioulos do Canboatá - Erechim - 19ª RT

Fabio Vedovatto Junior - CTG Rincão da Amizade - Campinas do Sul - 19ª RT

3º Lugar: Alex Oliveira da Silva - PL Bandeira dos Fortes - Canela - 27ª RT

Mateus Silva de Lucena - PL Presilha da Querencia - São Fco. De Paula - 27ª RT


VACA PARADA PIAZINHO INDIVIDUAL

1º Lugar: João Luiz Schmidt Santiago - CTG Encosta da Serra - Taquara - 22ª RT

2º Lugar: Valério Pastore da Silva - PL Crioulos do Curuçu - Soledade - 14ª RT

3º Lugar: Fábio Hoffmann - CTG Andarilhos do Pago - Agudo - 13ª RT


VACA PARADA PIAZITO DUPLA

1º Lugar: Guilherme Barreto - CTG Gaudério Serrano - Bento Gonçalves - 11ª RT

Eduardo Couto - CTG Pousada do Imigrante - Nova Bassano - 11ª RT

2º Lugar: Kauã Martins Boeno - CTG Rodeio da Saudade - Cruz Alta - 9ª RT

Matias Pagnussatt Barcelos - CTG Tapera Velha - Tupanciretã - 9ª RT

3º Lugar: Felipe A. de Moraes - PL Campo Erechim - Erechim - 19ª RT

Theo Alexandre Zimmermann - PL Nativos do Rio Grande - Erechim - 19ª RT


VACA PARADA PIAZITO INDIVIDUAL

1º Lugar: Matias Pagnussatt Barcelos - CTG Tapera Velha - Tupanciretã - 9ª RT

2º Lugar: Eduardo Couto - CTG Pousada do Imigrante - Nova Bassano - 11ª RT

3º Lugar: Kauã Martins Boeno - CTG Rodeio da Saudade - Cruz Alta - 9ª RT


VACA PARADA PRENDINHA DUPLA

1º Lugar: Ana Julia Artifon - CTG Pousada do Imigrante - Nova Bassano - 11ª RT

Any Carolina dos Santos - CTG Sinuelo da Serra - Serafina Correa - 11ª RT

2º Lugar: Gabriele Manteze - PL Nativos do Rio Grande - Erechim - 19ª RT

Rafaela Lohnann - CTG Campo Grande - Erebango - 19ª RT

3º Lugar: Beatriz Alivio Lopes de Macedo - CTG Estancia Alegria - Caxias do Sul - 25ª RT

Rafaela Perin Alves - DC Marco da Tradição - Caxias do Sul - 25ª RT


VACA PARADA PRENDINHA INDIVIDUAL

1º Lugar: Luciara Edmilda de Brito - PL Sentinela da Tradição - São Fco. De Paula - 27ª RT

2º Lugar: Rafaela Lohnann - CTG Campo Grande - Erebango - 19ª RT

3º Lugar: Any Carolina dos Santos - CTG Sinuelo da Serra - Serafina Correa - 11ª RT


VACA PARADA BONEQUINHA DUPLA

1º Lugar: Andressa Schimidt - CTG Presilha da Serra - Bento Gonçalves - 11ª RT

Yasmin Gaio - CTG Pousada do Imigrante - Nova Bassano - 11ª RT

2º Lugar: Lara da Silva Viana - CTG Julio de Castilhos - Julio de Castilhos - 9ª RT

Emilly Nunes de Souza Kaiser - EN Taqurembó - Tupanciretã - 9ª RT

3º Lugar: Rafaela Quevedo da Silveira - EN Taqurembó - Tupanciretã - 9ª RT

Gabriela Iusses dos Santos - EN Taqurembó - Tupanciretã - 9ª RT


VACA PARADA BONEQUINHA INDIVIDUAL

1º Lugar: Lara da Silva Viana - CTG Julio de Castilhos - Julio de Castilhos - 9ª RT

2º Lugar: Yasmin Gaio - CTG Pousada do Imigrante - Nova Bassano - 11ª RT

3º Lugar: Milena Martins da Silva - Piq. Tres Palmeiras - Palmeira das Missões - 17ª RT


RÉDEAS PEÃO

1º Lugar: Paulo Felix Santos Junior - CTG Amaranto Pereira - Alvorada - 1ª RT

2º Lugar: Solano Cavalheiro - CTG Querência Xucra - São Gabriel - 18ª RT

3º Lugar: Alan Policárpio - CTG Sentinela da Serra - Serafina Correa - 11ª RT


RÉDEAS GURI

1º Lugar: Lucas Barcellos Ferreira - CTG Tapera Velha - Tupanciretã - 9ª RT

2º Lugar: Yuri L. Azevedo - CTG Querência Pampeana - Canoas - 12ª RT

3º Lugar: Vinicius Coutinho Paula - CTG Por do Sol Gaúcho - Porto Alegre - 1ª RT



RÉDEAS PIÁ

1º Lugar: Lucas Biscaglia Miranda - CTG Querência do Pai Quati - São Gabriel - 18ª RT

2º Lugar: Leonardo Coutinho Paula - CTG Por do Sol Gaúcho - Porto Alegre - 1ª RT

3º Lugar: Érico Colling Machado - CTG Vaqueanos da Tradição - Capela de Santana - 15ª RT


RÉDEAS PRENDA IDADE PEÃO

1º Lugar: Laíne Araújo - CTG Querência Pampeana - Canoas - 12ª RT

2º Lugar: Leticia Flores - CTG Vaqueanos da Tradição - Capela de Santana - 15ª RT

3º Lugar: Patrícia Bastos Custódio - CTG Lanceiros da Zona Sul - Porto Alegre - 1ª RT


RÉDEAS PRENDA IDADE GURI

1º Lugar: Catiele Bertuliana da Silva Rodrigues - CTG Pedro Serrano - Sapiranga - 30ª RT

2º Lugar: Débora Rodrigues Scarioti - PL Timbaúva - Portão - 15ª RT

3º Lugar: Janaina Barbosa de Campos - DTG Lenço Colorado - Porto Alegre - 1ª RT


RÉDEAS PRENDA IDADE PIÁ

1º Lugar: Natália Ramos - DTG Lenço Colorado - Porto Alegre - 1ª RT

2º Lugar: Rayane Anayê de O. da Luz - CTG Pioneiros do Laço - Esmeralda - 8ª RT

3º Lugar: Leandra Borges dos Santos - CTG Elo do Rio Grande - Caxias do Sul - 25ª RT


GINETEADA

1º Lugar: Ramatiz C. da Silcva - CTG Tricolor dos Pampas - 1ª RT

2º Lugar: Floriano Eraldo Bastos - CTG Herabnça Gauderia - Caxias do Sul - 25ª RT

3º Lugar: Cassiano Blum - CTG Pioneiros do Buricá - 20ª RtT



PEALO PALETA

1º Lugar: Leandro Reis da Silva - PL Lajeado Bonito - São Fco. de Paula - 27ª RT

2º Lugar: Francisco Borrachedes - PL Lanceiros da Amizade - Pelotas - 26ª RT

3º Lugar: Renato Sergio Martins - QL Pé no Chão - Gentil - 7ª RT



PEALO SOBRELOMBO

1º Lugar: Eduardo Souza - Piquete Orelhano - Quaraí - 4ª RT

2º Lugar: Miguel Garcia - PQT Batendo Casco - Santo Antônio das Missões - 3ª RT

3º Lugar: Alexandre Monte - CTG Farroupilha - Rio Grande - 6ª RT



PEALO BOLCADO

1º Lugar: Ramon Barbosa - CTG Pala Velho - Osório - 23ª RT

2º Lugar: Roberto Oliveira da Rosa - CTG Lanceiros do Batovi - Lavras do Sul - 18ª RT

3º Lugar: Juliano Freitas Leite - CTG Campeiros do Cerrito - São Sepé - 13ª RT



CURA TERNEIRO

1º Lugar: José Onofre F. da Silva - Piq. Três Palmeiras - Palmeira das Missões - 17ª RT

2º Lugar: Antônio Junior Mário da Rosa - CF Porteira da Tradição - Nova Palma - 13ª RT

3º Lugar: Claudinei Freire dos Santos - CTG Saudades do Pago - Butiá - 2ª RT



CHASQUE

1º Lugar: 20ª Região Tradicionalista

2º Lugar: 9ª Região Tradicionalista




BRAÇO DIAMANTE

1º Lugar: Antonio Rudimar Jaenisch - CTG Sinuelo da Coxilha - Espumoso - 14ª RT

2º Lugar: Guilherme Canani Bilhalva - CTG Campo Verde - Campo Bom - 30ª RT

3º Lugar: Athos Ayres Torres - PL Alma Nativa - Faxinalzinho - 19ª RT



BRAÇO DE OURO

1º Lugar: João Aramis Couto Junior - CTG Campo Verde - Campo Bom - 30ª RT

2º Lugar: Carlos Henrique S. Riguer - CTG Rodeio da Saudade - Cruz Alta - 9ª RT

3º Lugar: Lucas Conrado - CTG Tapera Velha - Tupanciretã - 9ª RT



LAÇO CONSELHEIRO DE REGIÃO

1º Lugar: Marciano Paiz - CTG Doze Braça - Sananduva - 29ª RT

2º Lugar: José Alvoni Araújo - CTG Querência - Canela - 27ª RT

3º Lugar: Raul B. G. da Fonseca - PL Laçadores da Querência - Caxias do Sul - 25ª RT



LAÇO COORDENADOR

1º Lugar: Eliseu Almeida de Jesus - CTG Sinuelo do Pampa - Unistalda - 10ª RT

2º Lugar: Jó Arse - CTG Herança Gaudéria - Caxias do Sul - 25ª RT

3º Lugar: Everaldo Dutra - PL João de Barros - São Francisco de Paula - 27ª RT



LAÇO DIRETOR CAMPEIRO

1º Lugar: Vanderlei Eufrásio da Rosa - CTG Guapos da Cabanha Liberdade - Rolante - 22ª RT

2º Lugar: Flávio Roberto Keller - CTG Herança Gaudéria - Caxias do Sul - 25ª RT

3º Lugar: Fernando Cesar Jacobs - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT



LAÇO NARRADOR

1º Lugar: Arlindo Antonio Lopes - CTG Neco Goulart - Ciriaco - 7ª RT

2º Lugar: Claudiomir Alves de Macedo - CTG Espora Prateada - Caxias do Sul - 25ª RT

3º Lugar: Ricardo da Silva - PL Serra e Fronteira - Canela - 27ª RT



LAÇO AUTORIDADE

1º Lugar: Alceu Barbosa Velho - Vice-Prefeito de Caxias do Sul - 25ª RT

2º Lugar: Julio Miguel Nunes Vieira - Prefeito de Sobradinho - 14ª RT

3º Lugar: Ivandro Birck - Prefeito Municipal - Pinhal da Serra - 8ª RT



TRUCO DE AMOSTRA

1º Lugar: 1ª RT - Luizmar Machado Porcellis - Nelson Cezar A. Lemos - Wilson Trevisan

2º Lugar: 9ª RT - Victor Sebastian Quevedo Matheus - Tássio Muller Strimban - Alan Correa Graminho - Suelen Niederauer

3º Lugar: 1ª RT - Raul Rizzi Teixeira - José Viana de Quadros Sobrinho - Darci Everton Dargem - Anapio Fernandes Gomes



SOLO

1º Lugar: 10ª RT - João Guasso

2º Lugar: 10ª RT - Vilson Dornelles

3º Lugar: 18ª RT - Rubens Pedrozo






TAVA INDIVIDUAL

1º Lugar: 12ª RT - Claudecir Machado da Cunha

2º Lugar: 18ª RT - João Francisco de Goes

3º Lugar: 21ª RT - Claudio Santos Fagundes



TAVA EQUIPE

1º Lugar: 12ª RT - Claudecir Machado da Cunha - Valdir Vaz Machado - Lamartine Ribeiro - José Dias

2º Lugar: 25ª RT - Sergio Bortolotto - Angelo Betanin - Flavio Moncacues - Dilce Batanin

3º Lugar: 25ª Valdeci Godinho da Fonseca - Helton Luiz de Oliveira - Valdivino de Carvalho - Luiz Gilberto dos Santos



BOCHA CAMPEIRA

1º Lugar: 7ª RT - Fabiano do Sacramento - Leandro do Sacramento - Jocecler Siqueira - Alam Ridoto

2º Lugar: 9ª RT - Claudio Ulanda - Luiz Mazardo - Alair Soares - Derci Gonçalves

3º Lugar: 24ª RT - Marcelo Petrin - Andrews Finke - Mário Sergio - Adão da Costa



TETARFE

1º Lugar: 1ª RT - Claudio - Antonio - Luiz - Elmar

2º Lugar: 25ª RT - José - Adelar - Joacir - Hildo

3º Lugar: 13ª RT - Adão - Marafiga - Carlos



TRUCO CEGO

1º Lugar: 19ª - Tobias Biazi - Luiz Ubiratan Hepp - Cassio Montagner - Cristiano Fava

2º Lugar: 13ª RT - Sergio Eduardo Pereira Junior - Vitor Cedon da Silva - Ronaldo Abaite da Silva - José Valiomar Silva

3º Lugar: 4ª RT - Rodrigo Lindemayer de Quadro - Leonardo Madeira Soares - Paulo Luiz Mumbach


TROFÉU VALDIR MUNIZ SILVEIRA - Troféu Rotativo

1º Lugar: 1ª RT

2º Lugar: 9ª RT

3º Lugar: 25ª RT

Por Legítimos Direitos é a Música Tema de 2010

Por Legítimos Direitos é a Música Tema de 2010

A escolha da Música Tema da Semana Farroupilha de 2010 foi realizada no dia 19 de março, sexta-feira, durante a 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). Entre as músicas inscritas, a vencedora foi "Por Legítimos Direitos", com letra de Gustavo Pezzoni Fighera e música de Gustavo e Clóvis Frozza.





Música Tema

Por Legítimos Direitos

Letra: Gustavo Pezzoni Fighera
Música: Gustavo Pezzoni Fighera e Clóvis Frozza



Em defesa de princípios de justiça e "liberdade,
Igualdade, humanidade", pavilhão sempre hasteado,
Contra selos abusivos sobre o pão e a propriedade,
Por direitos e respeito, foi o sangue derramado,
Legítima resistência de quem tem brio nas veias,
Mas só parte pra peleia se for em último caso,
As derrotas e vitórias fazem parte da história,
E a maior lição de Bento, "morrer livre ou ser escravo".



Das "lojas" e das estâncias recrutaram-se guerreiros,
Engajaram-se estrangeiros de ideias liberais,
E as heroínas mulheres noutros postos e trincheiras,
Erguiam a mesma bandeira pelos mesmos ideais,
Cuidando dos afazeres, dos campos e das charqueadas,
Com lágrimas enlutadas pelos seus entes queridos,
Tratando dos seus maridos, feridos, quando voltavam,
E como a terra precisava ainda tinham muitos filhos.



Estribilho
Rio Grande lembra os teus mortos, heróis e revoluções,
Que não tenham sido em vão sacrifícios e lições.
Da identidade gaúcha, raízes e tradições,
Não se esqueçam do passam as futuras gerações.

Nas cidades, nas fazendas, nas capitais farroupilhas,
Continuava o dia a dia, as lidas dos cidadãos,
Casamentos, batizados, procissões e romarias,
Ritos da maçonaria e cultos das religiões,
Assim se formavam grupos de origens de parentais,
Casavam com seus iguais, partilhavam puxirões.
Com música, canto e dança, mantinham viva a esperança,
Pois a incerteza das guerras torna os povos mais irmãos.



Nos quatro cantos da pampa, as tropas em movimento,
O grito republicano soou depois de Seival,
Ponche Verde, Taquari, em Fanfa a prisão de Bento,
Rio Pardo depois Laguna, tomada por terra e mar,
Foi em São José do Norte o combate mais sangrento,
Mas o grande sacrifício que a história chora ao contar,
Porongos, onde tombaram os grandes Lanceiros Negros,
Então veio o fim da guerra e o Tratado de Paz.

Estribilho



FONTE: IGTF

Troféu Seleção da FECARS vai para 1ª Região Tradicionalista

Troféu Seleção da FECARS vai para 1ª Região Tradicionalista


A 1ª Região Tradicionalista foi a vencedora da categoria Laço Seleção, a mais disputada da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Su (FECARS), que acabou ontem à noite, em Caxias do Sul. Com aproximadamente 2 mil competidores, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas no Parque da Festa da Uva para assistir as mais de 20 modalidades de disputa. O Laço Individual Peão, outra prova muito disputada, foi vencida por Lucas Conrado Silva, do CTG Tapera Velha, de Tupanciretã. Foram 50 voltas para conquistar o título de campeão.

Já o troféu Braço Diamante, que reúne os vencedores das edições anteriores, pertence a Antônio Rudimar Jaenisch, do CTG Sinuelo da Coxilha, de Espumoso. A relação de todos os vencedores está publicada no www.mtgrs.blogspot.com. O evento contou ainda com shows e seminários de cultura campeira e de Prendas e Peões.





Felipe Basso

EMC Comunicação Empresarial

domingo, 21 de março de 2010

1ª RT fará homenagem ao Prefeito Fogaça

A Primeira Região Tradicionalista (1ª RT/MTG-RS), órgão coordenador das entidades tradicionalistas das cidades de Alvorada, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Porto Alegre, Sertão Santana e Viamão, fará uma homenagem ao Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, no dia 22/03, às 10:30h, na sede da prefeitura, no centro da capital. Na ocasião estarão presentes à cerimônia o Coordenador da Primeira Região Tradicionalista, Cesar Tomazzini, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Paulo Guimarães, os diretores de departamentos da coordenadoria da 1ª RT e demais integrantes e representantes das entidades da Primeira Região Tradicionalista.


Fontoura
Dpto. Comunicação Social / Divulgação - 1ª RT

Donos da mídia vão à Justiça contra PNDH

Donos da mídia vão à Justiça contra PNDH


19/03/10

Os seis grandes grupos que controlam os meios de comunicação no país não se conformam com a possibilidade de Lula fazer da ministra Dilma a sua sucessora.

Eles sabem que a continuidade desse processo iniciado com Lula é a maior ameaça aos privilégios que adquiriram no tempo dos generais e têm conseguido manter quase intactos até agora, embora seja cada vez maior a pressão por mudança nesse sistema que se assenta num coronelato eletrônico.

Não conseguiram evitar a eleição de Lula, apesar de todo o empenho. Depois tentaram derrubá-lo com a violenta campanha, tentando envolvê-lo no Mensalão.

A derrota que sofreram nesse episódio não tem precedentes na história do país e dela resultou a reeleição do metalúrgico.

No ano passado, tentaram boicotar a Conferência Nacional de Comunicação, onde se discute um novo rumo das políticas públicas para esse setor vital em qualquer democracia.

Agora enxergam em Dilma Rousseff o grande perigo e já estão em campanha. Seu mais recente alvo é o Programa Nacional de Direitos Humanos, no qual enxergam intenções do governo Lula de “controlar a mídia”.

A notícia publicada no Globo há poucos dias sinaliza para a nova campanha que pretendem deflagrar. Leia o que diz O Globo:

“A Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) discutiram, em reunião com a Fecomercio, a possibilidade de ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que propõe o controle social da mídia. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (18/03).

As entidades defendem que o programa, que estabelece normas para os veículos de comunicação, é uma afronta à liberdade de expressão. “Esse programa parece um samba do crioulo doido. Com o pano de fundo dos direitos humanos, tenta praticamente abarcar todos os setores para censurar todos os âmbitos da vida nacional”, declarou a presidente da ANJ, Maria Judith Brito, que classificou o documento de “excrescência”.

Para ela, o governo Lula tenta cercear a liberdade de imprensa. ”Talvez a mídia tenha sido a instância mais agredida ou mais sistematicamente agredida durante os dois governos do presidente Lula”.

A proposta para que as entidades recorressem ao STF partiu do presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio, o jurista Ives Gandra Martins, que presidiu a reunião. Segundo ele, o PNDH se compara às “constituições bolivarianas”.

Gandra lembrou que haverá um debate no Senado, convocado pela senadora Katia Abreu (DEM-TO), que pretende questionar o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi a respeito do polêmico programa. O debate de hoje servirá como base para as discussões”.

Em tempo: ANJ, ABERT, ANER são, na verdade, aparelhos ideológicos, controlados pelos “seis grandes”.

jornal JÁ

Resultados parciais FECARS

Foto: Nereu de Almeida
LAÇO RAPAZ DUPLA

1º Lugar: Rafael Milke - CTG Estância dos Petroquimicos - Triunfo - 15ª RT

Anderson Luis Kuhn da Silva - PL Rambor - Triunfo - 15ª RT

2º Lugar: José Lancellotte da Silveira - QL Mate Amargo - Gentil - 7ª RT

Norton Willian Nicolini de Oliveira - PL Júlio Santos - Passo Fundo - 7ª RT

3º Lugar: Douglas Fernando Jacobs - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT

João Pedro Brunetto - CTG Clube do Laço - Lajeado - 24ª RT


LAÇO RAPAZ INDIVIDUAL

1º Lugar: João Aramis Couto Junior - CTG Campo Verde - Campo Bom - 30ª RT

2º Lugar: Mauricio S. Becher - CTG Rodeio de Encruzilhada - Encruzilhada do Sul - 5ª RT

3º Lugar: José Lancellotte da Silveira - QL Mate Amargo - Gentil - 7ª RT


LAÇO GURI DUPLA

1º Lugar: Rodolfo Salvagni Baldosso - CTG Estância Alegria - Caxias do Sul - 25ª RT

Leonardo Gobbi Trindade - CTG Velho Mateus - Caxias do Sul - 25ª RT

2º Lugar: Adriel da Siqueira Martins - PQT Laçadores da Amizade - Nova Santa Rita - 12ª RT

Diego Timm Merten - CTG Cheiro da Terra - Canoas - 12ª RT

3º Lugar: Adolfo da Silva Maciel - CTG Miguel Rocha Sampaio -Palmeira das Missões - 17ª RT

Thomas Menezes Simões - CTG 35 - Palmeira das Missões - 17ª RT


LAÇO GURI INDIVIDUAL

1º Lugar: Leonardo Gobbi Trindade - CTG Velho Mateus - Caxias do Sul - 25ª RT

2º Lugar: Leonardo Torres - CTG Pedro Porto - Jari - 9ª RT

3º Lugar: Vinicius Lansini Reginatto - CTG Quero Quero - Lajeado - 24ª RT



LAÇO VETERANO

1º Lugar: Paulo Renato Lopes Dias - PQT Batendo Casco - Sto. Antonio das Missões - 3ª RT

2º Lugar: Ivan Vargas - CTG Porteira da Amizade - Caxias do Sul - 25ª RT

3º Lugar: Boaventura Barbosa de Oliveira - PL Laçadores do Capivari - Capivari do Sul - 23ª RT


LAÇO VAQUEANO

1º Lugar: Walter Correa - CTG O Centauro Mergulhão - Chuí - 6ª RT

2º Lugar: Dorvalino Faustino da Silva - CTG 20 de Setembro - Triunfo - 15ª RT

3º Lugar: Darci Sortila - CTG Coxilha Verde - Formigueiro - 13ª RT


LAÇO PATRÃO

1º Lugar: Jonas Lara - Candeeiro da Amizade - Vera Cruz - 5ª RT

2º Lugar: Márcio Ávila de Sá - CTG Estância dos Petroquimicos - Triunfo - 15ª RT

3º Lugar: Renato Sérgio Martins - QL Pé no Chão - Gentil - 7ª RT


PEALO PALETA

1º Lugar: Leandro Reis da Silva - PL Lajeado Bonito - São Fco. de Paula - 27ª RT

2º Lugar: Francisco Borrachedes - PL Lanceiros da Amizade - Pelotas - 26ª RT

3º Lugar: Renato Sergio Martins - QL Pé no Chão - Gentil - 7ª RT



PEALO SOBRELOMBO

1º Lugar: Eduardo Souza - Piquete Orelhano - Quaraí - 4ª RT

2º Lugar: Miguel Garcia - PQT Batendo Casco - Santo Antônio das Missões - 3ª RT

3º Lugar: Alexandre Monte - CTG Farroupilha - Rio Grande - 6ª RT



PEALO BOLCADO

1º Lugar: Ramon Barbosa - CTG Pala Velho - Osório - 23ª RT

2º Lugar: Roberto Oliveira da Rosa - CTG Lanceiros do Batovi - Lavras do Sul - 18ª RT

3º Lugar: Juliano Freitas Leite - CTG Campeiros do Cerrito - São Sepé - 13ª RT



CURA TERNEIRO

1º Lugar: José Onofre F. da Silva - Piq. Três Palmeiras - Palmeira das Missões - 17ª RT

2º Lugar: Antônio Junior Mário da Rosa - CF Porteira da Tradição - Nova Palma - 13ª RT

3º Lugar: Claudinei Freire dos Santos - CTG Saudades do Pago - Butiá - 2ª RT



CHASQUE

1º Lugar: 20ª Região Tradicionalista

2º Lugar: 9ª Região Tradicionalista

Origem da Vaca Parada

O Secretário Geral do MTG, Hélio Ferreira, filho do saudoso Tio Cyro, enviou ao blog do MTG a cópia de um documento histórico. São duas páginas, escritas à mão, pelo próprio Tio Cyro, que conta como a paixão pelo tiro de laço gerou a Vaca Parada. O texto está reproduzido abaixo.

Série Reculutando a história

O "Vaso Parado"

Felicíssima foi a ideia da inclusão da Vaca Parada entre as modalidades de disputas constantes no Regulamento Campeiro do MTG.

Antes de tudo, foi uma forma altamente inteligente e oportuna de interessar a piazada pelas provas campeiras. Além disso, o que talvez tenha sido mais importante, foi a oportunidade de reunirmos em nossa festas campeiras todas as gerações, dando a chance à família gaúcha de disputar umas contra as outras e até avô contra neto!

O que poucos sabem, porém, é que prova parecida já foi disputada no início do "35 CTG", lá por 1948/1950. Só que era extra-oficial e cultivada entre os "barbados" mesmo, porque naquela época ainda não contávamos com a encantadora e alegre parceria da gurizada.

Na ocasião estávamos arranchados no 5º andar da Casa Rural, Avenida Borges de Medeiros, n° 541. Sobre esse andar, que era o último, extendia-se um grande terraço. A um canto havia um vaso velho de flores, já sem uso, com três pés de ferro abertos para os lados lembrando três guampas. Logo logo viramo-lo de boca para baixo e transformamos os pés num belo alvo para treinarmos tiros de laço e para ensinarmos a quem nunca havia manuseado esse traste campeiro.

Num upa passamos do brinquedo para competições! Havia, porém, uma grande diferença na forma de pontuação; como eram 3 devia-se laçar apenas 1. As "guampas" valiam de 1 a 3 pontos de acordo com sua melhor ou pior posição para ser atingida pela armada de laço.

Não podíamos imaginar que tão prematuramente estávamos dando uma prévia sobre os fantásticos e concorridos concursos de vaca parada, hoje realizados em todo o Brasil.



FONTE:MTG
fonte: CHASQUE PAMPEANO

Vaca Parada atraiu público na FECARS


Os futuros laçadores do Rio Grande do Sul também estão na 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que acontece até domingo, em Caxias do Sul. Durante à tarde de sábado (20), ocorreu a Vaca Parada, que reúne os pequenos peões e prendas para competir no tiro de Laço. Como tradicionalmente acontece, as arquibancadas ficaram lotadas.



FONTE:MTG

fonte: CHASQUE PAMPEANO

sábado, 20 de março de 2010

DEFICIÊNCIAS






DEFICIÊNCIAS - Mario Quintana (escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 e morto em 05/05/1994.

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre. "


Enviado pela amiga:

Maria Angélica Jardim Fraga

Participantes da Fecars aprovam cancha coberta de Caxias do Sul

Laçador de Vila Seca disse que aceitação da cancha é de 100%Foto: Nereu de Almeida
Participantes da Fecars aprovam cancha coberta de Caxias do Sul
Evento segue até este domingo, nos Pavilhões
Siliane Vieira siliane.vieira@pioneiro.com

Com 180 metros de comprimento e 70 metros de largura, a primeira cancha de laço coberta do Estado está chamando atenção de quem participa da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que ocorre até este domingo, nos pavilhões da Festa da Uva. Desde os competidores veteranos até os mais jovens, todos são unânimes na aprovação da cancha.

Para o tradicionalista de Vila Seca Ivan Vargas, 62 anos, a cancha tem potencial para sediar qualquer tipo de festa campeira.

— Quando chove, como aconteceu na noite deste sábado, fica bem mais difícil de laçar, pois o cavalo não consegue se firmar. Assim, com a cancha coberta, é uma maravilha. Sem contar que não tem mais gaúcho embarrado — brincou ele, laçador desde os 15 anos.

Além das provas como tiro de laço, gineteada, chasque, rédea, cura do terneiro e pealos, a Fecars também traz entre suas atrações os jogos campeiros e os shows nativistas. Neste sábado tem apresentação de Mano Lima, e no domingo, César Oliveira e Rogério Melo.

A entrada é franca e os estacionamento custa R$ 5.


fonte: Jornal Pioneiro

sexta-feira, 19 de março de 2010

O DESBRAVADOR


Saem os primeiros vencedores da Fecars

O colega Felipe Basso, do MTG, acaba de enviar os resultados das competições de hoje na Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que acontece em Caxias até domingo.

Destaque para o vice-prefeito da cidade e esta semana escolhido como candidato a deputado estadual pelo PDT, Alceu Barbosa Velho, que ficou em primeiro lugar na prova de laço destinada a prefeitos e vice-prefeitos:

Laço Executivo Municipal

1ª Alceu Barbosa Velho – Caxias do Sul

2ª Miguel Vieira – Sobradinho

3ª Ivandro Birki – Pinhal da Serra

Laço Conselheiro

1ª Marciano Paz (CTG Doze Braças – Sananduva)

2ª José Alvoni Araújo (CTG Querência – Canela)

3ª Raul Fonseca (PL Laçadores da Querência – Caxias)

Laço Narrador

1ª Arlindo Antônio Lopes (CTG Neco Goulart – Ciríaco)

2ª Claudiomir Macedo (CTG Espora Prateada - Caxias do Sul)

3ª Ricardo da Silva (Pqt Serra e Fronteira – Canela)

Laço Dupla de Irmão

1ª Juliano e Marcelino dos Santos (CTG Tropeiros da Amizade – Canguçu)

2ª Roberto e Marcos Barreto (CTG Gaudério Serrano – Bento Gonçalves)

3ª Bernardo e Eduardo Portella de Souza (Pqt Rincão do Provisório – Palmeira das Missões)


Postado por Giovani Grizotti

Rodeio indoor


Tchêêê, de boca aberta com a foto publicada hoje, pelo Pioneiro, da cancha de laço construída pela prefeitura, em Caxias do Sul. Ela é coberta! O que acham?

Faça chuva (e vale até cair canivete) ou faça sol, o esporte da gauchada está garantido por lá! É a primeira do gênero, no Brasil, acredito.


Postado por Giovani Grizotti

Feltrin homenageado na Fecars 2010


O ex-presidente e Conselheiro Benemérito do MTG, Benjamin Feltrin Netto, é o homenageado da 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), que acontece até domingo, no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Nascido nas coxilhas de Cruz Alta, em 21 de dezembro de 1937, Feltrin foi criado na Fazenda da Ramada. Militar, teve como companheiro inseparável o clarim, instrumento utilizado para acordar os colegas.

Sua trajetória tradicionalista iniciou no CTG 20 de Setembro, em Santo Ângelo, em 1962. Atuou também como coordenador da 18ª RT. Em 1992, ingressou no Conselho Diretor, além de exercer a presidência do Movimento, eleito no 34ª Congresso Tradicionalista, em Esteio. Hoje pertence ao Conselho de Vaqueanos.

FONTE: MTG

Valmir disse...

Valmir disse...
Olá Frank, você disse tudo no seu comentário acima, e ainda me tirou uma grande dúvida. Também sou carioca (moro ainda no rio), e conheci o tradicionalismo através de um trabalho de faculdade, há mais ou menos 5 anos, daí em diante comecei a me aprofundar no tema, hoje virei cliente da ACIT e Usadiscos(hehe), e um apaixonado pela cultura, mas sempre achei que por ser carioca não teria previlégios de usar uma pilcha ou até mesmo ser um tradicionalista, alias essa é minha duvida, o que é ser uma gaúcho tradicionalista? E ter nascido no Rio grande? Enfim, até que uma grande amiga me presenteou este ano com uma pilcha completa, pelos meus 31 anos completados ontem. Bom, não conheço esse tal de Ney, acredito que quem critica nem ao menos sabe o que é essa tradição, domingo fui em uma festa gaúcha e sai de lá com uma certeza: "Que ótimo lugar para um bem familiar".

Me desculpe pelo comentário grande ou se cometi algum equívoco..
Abraços,
Gomes

quinta-feira, 18 de março de 2010

COM A PALAVRA O FRANK


Meu caro amigo ,adorei a homenagem e na realidade me sinto 90 % gaucho e 10 % carioca ,tenho orgulho de colocar minha pilcha e de cavalgar com meu pingo,mas o bom daqui mesmo é q o povo é de fundamento ,tem carater quem vem de sua linda e honrosa história , grande abraço e obrigado .

quarta-feira, 17 de março de 2010

NOSSAS TRADIÇÕES CONQUISTANDO O MUNDO











Olha só um carioca feliz curtindo nossas tradições e tem certos Nei
Que acham intragável nossas tradições ...
Esse peão é meu amigo carioca Frank Barcelos .

13o. CRIOULAÇO - LEILÃO DE PRODUÇÃO RIO BONITO




26,27 e 28 de Março/2010
Fazenda Santa Cruz (Rio Bonito)
Nascente do Rio Tibagi
Ponta Grossa - PR.

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES :
(41) - 9972-1888 e (41) - 9124-2445 - Ronaldo.
(41) - 3342-0430 e (41) - 9244-9724 - Lindamir.
(41) - 9102-1526 - Fazenda Santa Cruz.

terça-feira, 16 de março de 2010

FECARS terá provas na primeira cancha coberta do Estado

FECARS terá provas na primeira cancha coberta do Estado

Evento reúne cerca de 2 mil competidores em Caxias do Sul

A 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), promovida pelo MTG, será realizada na primeira cancha coberta do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, nos pavilhões da Festa da Uva, de 18 a 21 de março. Segundo o vice-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velhinho, o investimento para a construção alcançou cerca de R$ 1,5 milhão.

A festividade também integra as comemorações oficiais da cidade, que em 2010 completa 100 anos da chegada do trem, 120 anos de emancipação e 135 anos de imigração italiano.

Mais de 2 mil participantes irão competir em mais de 20 modalidades campeiras e esportivas. Um dos destaques é a Prova Laço Executivo, com a presença de prefeitos e vices em provas de laço. O público também poderá conferir jogos esportivos tradicionais como o truco, a bocha e o jogo do osso.

A programação inclui ainda seminário de cultura campeira e o Seminário Estadual de Prendas e Peões. A programação de shows terá a presença de artistas como Cristiano Quevedo, Joca Martins, Pedro Ortaça, Mano Lima e a dupla Cesar Oliveira e Rogério Melo.

Programação

18/03

09h: Curso para Juízes de Campeira

17h: Recepção da Chama Crioula

18h: Laço Executivo Municipais e Laço Narrador

21h: Show Cristiano Quevedo

22h: Joca Martins

19/03:

08h: Abertura e apresentação das delegações campeiras e dos esportes

10h: Provas de laço e gineteada

20h: Congresso Técnico de Esportes

22h: Show Pedro Ortaça

20/03

08h: Continuação das provas campeiras

08h: Jogos Tradicionalistas (Truco cego,truco de amostra, solo, tava. Bocha, tetarfe)

09h: Seminário Estadual de Prendas e peões

14h: Início Laço Vaca Parada

21h: Show Mano Lima



21/03

08h: Provas campeiras

08h: Provas esportivas (finais)

09h: Seminário de Cultura Campeira

18h: Espetáculo artístico César Oliveira & Rogério Mello

19h: Entrega de premiações

Felipe Basso - MTG

CONGRESSO DO CAVALO CRIOULO - ABCCC



CONGRESSO DO CAVALO CRIOULO - ABCCC
Tradicionalismo- Período: DE 19 À 21 DE MARÇO DE 2010

Centro de Convenções do Hotel Serrano - Gramado - RS, é o local onde você vai poder ficar enformado sobre o cavalo Crioulo. TE ESPERAMOS AQUI TCHÊ

9º RODEIO NACIONAL DE PORTO ALEGRE


9º RODEIO NACIONAL DE PORTO ALEGRE
Rodeios- Período: DE 24 À 28 DE MARÇO DE 2010

A CAPITAL NACIONAL DO GAÚCHO VAI ESTAR ESPERANDO VOCÊ NO PARQUE DA HARMONIA PARA Á 9ª EDIÇÃO DO RODEIO DE PORTO ALEGRE E A 7ª FEPOAGRO. VAI SER UM SHOW DE RODEIO TCHÊ.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Copa Querência premia com R$ 80 mil



1º lugar Potros

Copa Querência premia com R$ 80 mil

A VI Copa Querência entregou premiação no início da noite deste sábado, 13 de março, aos vencedores das categorias Potro e Geral. A categoria Amador foi disputada no domingo, 14 de março. As provas organizadas pela Associação Gaúcha do Cavalo de Rédeas- AGCR foram disputadas no local Querência, localizada em Porto Alegre, RS. A AGCR, no próximo sábado, às 18:00 hrs, fará o lançamento da VII Copa Querência, a acontecer em março de 2011. O lançamento acontecerá em Gramado onde estará acontecendo Congresso da Raça Crioula.

As categorias Potro e Geral foram disputadas por 23 conjuntos. O julgamento foi de Alexandre Ramos e Leonardo Feitosa, ambos de São Paulo, e que aprovaram totalmente a atuação na pista do Querência. A premiação das duas principais categorias do campeão ao 3º lugar foram R$ 15 mil; R$ 7 mil e R$ 4 mil. A Geral foi premiada até o 20º lugar. O afixo do ganhador do Potro e do ganhador geral foi R$ 3,5 mil cada. A Amador até 3º lugar receberam R$ 800,00, R$ 500,00 e R$ 400,00. A premiação total da Copa Querência 2010 foi de R$ 80,4 mil.

POTRO
1º LUGAR- AQUILES DA ANALINA, COM GILSON DINIZ FILHO, DE BENTO BORGES FERREIRA, PARAIBUNA. 144,5
1º LUGAR- MALÍCIA DO 38, COM BRANDT VEPPO, DE PAULO CARLOS VIEIRA DE ASSIS, SÃO GOTARDO,MG. 144,5
3º LUGAR- BT UNIFORME, COM WELINGTON TEXEIRA, ANIMAL DE SUA PROPRIEDADE, CALDAZINHA-GO . 143

GERAL
1º LUGAR- BOAVINDA DON MANOEL DA CAMILA, COM ROBERTO JOU, DE ADRIANO DUTRA, POA, RS. 146,5
2º LUGAR-BUTIÁ VEREDITO, COM GABRIEL DIANO, DE SEMENTES E CABANHA BUTIÁ, PASSO FUNDO, RS. 146
3º LUGAR- AQUILES DA ANALINA, COM GILSON DINIZ FILHO, DE BENTO BORGES FERREIRA, PARAIBUNA. 144,5
3º LUGAR- MALÍCIA DO 38, COM BRANDT VEPPO, DE PAULO CARLOS VIEIRA DE ASSIS, SÃO GOTARDO, MG. 144,5

AMADOR
1º LUGAR- PO ONDURRAGA, COM JONATHAN DOS SANTOS, CABANHA MARCA DOS SANTOS, VIAMÃO, RS. 143,5
2º LUGAR- VENENOSA 401 MAUFER, COM JOANA AZEVEDO JOANA AZEVEDO, PALMARES DO SUL, RS. 142,5
3º LUGAR- PO TROCADERO, COM JULIA PENTER, DE OLÍMPIO FIGUEIREDO ROSSETTI, CAMBARÁ, PR. 136,5
3º LUGAR- MACANUDO DA MARCA DOS SANTOS, COM JONATHAN DOS SANTOS, DA CABANHA MARCA DOS SANTOS, VIAMÃO, RS. 136,5

PRINCIPIANTE AMADOR
1º LUGAR- RUÍDO DO ITAPEVY, COM BRUNO MELLO, DE ANDRÉ LUIZ VAZ BEZ, FLORIANÓPOLIS, SC. 134

FEMININO
1º LUGAR- VENENOSA 401 MAUFER, COM JOANA AZEVEDO, DE JOANA AZEVEDO, PALMARES DO SUL, RS. 142,5

Ana Smidt
Reg Prof 4343
14.03.2010

JANTAR - BAILE COM SHOW DE CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO


DIA 10/04/2010
CTG Lanceiros Da Zona Sul
CONVIDA

BAILE COM O GRUPO - CAMPEIROS DO SUL

GRANDE SHOW

CÉZAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO

COM JANTAR - BAILE

CONVITES:

SÓCIO EM DIA- R$ 20,00(JANTA, BAILE E SHOW)

NÃO-SÓCIO- R$ 30,00(JANTA, BAILE E SHOW)

BAILE E SHOW- R$ 20,00

Jantar início: 9:00 -11:00
Baile, Show início 0:30


telefones para contato:
Mariangela: 99492216
Rosângela: 91543924
a noite: 3261-3344

O NÚMERO DE CONVITES PARA A JANTA É DE 350 UNIDADES
E 250 UNIDADES PARA O BAILE E SHOW.

" DE LANÇA FIRME NA MÃO, CULTUAMOS A TRADIÇÃO "

CASAMENTO: NINGUÉM MERECE!...


O Gaúcho


"Quem nasceu no Rio Grande do Sul,
pode ou não ser gaúcho,
pois gaúcho não é pátria e sim tradição”.
O Gaúcho não é unicamente o indivíduo natural do Estado do Rio Grande do Sul. O Gaúcho é o homem cavaleiro das Américas, que recebe na Argentina e no Uruguai o nome de Gaucho, no Brasil de Gaúcho, no Chile de Guaso, na Venezuela de Ilanero, no México Charroe, nos Estados Unidos de Cowboy. O Gaúcho é o vaqueiro, é o homem ligado ao campo e ao gado é o homem que existe para enfrentar a intempérie, o vento, a chuva, o trovão e tomar conta dos animais. Ele que inicialmente era simplesmente um caçador, tornou-se um verdadeiro protetor da ecologia. Para o Gaúcho, a única forma de viver é no campo e ao ar livre, no lombo do cavalo.
::: Algumas características do Gaúcho
- Apego ao rural, ao cavalo, ao boi, à natureza;
- Apego à querência, à pátria, aos valores de tradição;
- Preservação da cultura;
- Apego ao fogo-de-chão, ao mate, à tertúlia, ao churrasco;
- Apego à família;
- Apego aos bailes e cantorias.
http://www.sougaucho.com.br/

Empossado o novo coordenador da 1a RT



Nova patronagem na 1a RTFoto: Antenor Tatsch Júnior/ especial ClicRBS

Foi empossado no sábado, durante jantar baile no CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha, o novo coordenador da Primeira Região Tradicionalista, César José Tomazzini (na fato, 2o da dir p/ a esq). O presidente do MTG, Oscar Gress, estava presente.

O 3º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 2º Canto Piá Missioneiro, acontecem de 25 a 28 de março de 2010, em, Santo Ângelo, nas Missões. A triagem foi realizada nos dias 05 e 06 de março, e contou com a participação de cinco jurados.

A partir de abril, todo primeiro domingo do mês é dia de baile com o grupo Trancaço, no CTG Laço da Amizade, em Gravataí. O ingresso será R$ 5,00. Mais informações pelo fone 9224 0156.

Os Fagundes, Mano Lima, Lúcio Yanel, César Oliveira & Rogério Melo são atrações confirmadas no 38o Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, em São José, o maior de Santa Catarina.

Postado por Giovani Grizotti

sábado, 13 de março de 2010

Cherini quer valorizar cultura do chimarrão


Culto ao chimarrão: estava mais do que na hora!Foto: Marco Couto / Ag. AL

No site da Assembléia Legislativa:

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), recebeu na manhã desta sexta-feira (12), na Sala da Presidência, o diretor do Instituto Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber (na foto, à dir). Durante a visita, o deputado manifestou a intenção de difundir o chimarrão como um símbolo do Rio Grande do Sul e de cooperação.

-Queremos firmar uma parceria, para que em eventos na Casa e durante a participação do Legislativo gaúcho em feiras e exposições no Interior do Estado, possa ser apresentada esta cultura, destacou Cherini, que é autor da Lei 11.929/2003, que institui o churrasco como prato típico e o chimarrão como bebida símbolo do Estado.

Nota do blog: estava mais do que na hora: é uma vergonha a falta de apoio da indústria do chimarrão à iniciativa do incansável Pedro Schwengber.


Postado por Giovani Grizotti

Programa Sistema Eletrobrás de Cultura 2010

Programa Sistema Eletrobrás de Cultura 2010

Meu nome é Martha e trabalho na agência DSONE.

Estamos divulgando o Programa Sistema Eletrobrás de Cultura 2010 e achamos que estas informações podem ser interessantes para você e seus leitores.

Nesta segunda edição, o Programa foi lançado na forma de seleção pública nacional para apoiar a produção de espetáculos teatrais, audiovisual (longa-metragem), festivais de cinema e teatro, e patrimônio imaterial (manifestações culturais folclóricas).
Além da inclusão do audiovisual e do patrimônio cultural imaterial, o programa tem como novidade o fato de incluir todas as 15 empresas do Sistema Eletrobrás em um único edital. O período de inscrição termina em 15 de março.

Acreditamos que estas informações sejam relevantes para seus leitores.

As inscrições poderão ser realizadas pela Internet através do site: http://www.eletrobras.com/ELB/data/Pages/LUMIS948CE40APTBRIE.htm Caso você precise de mais alguma informação ou tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
Abraços.

Atenciosamente,
Martha Carvalho
dsone - Social Media Strategy
(24) 2247-9127 (24) 9278-8303
martha@dsone.com.br
twitter @marthacarvalho

FONTE: PROSA GALPONEIRA

quinta-feira, 11 de março de 2010

Festival da Barranca terá "prévia" em S. Ângelo


Festival da Barranca terá "prévia" em S. Ângelo

A "prévia" do Festival da Barranca, que acontece a partir de primeiro de abril, em São Borja, às margens do Rio Uruguai, acontecerá no dia 31 de março, em Santo Ângelo. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito da cidade, Eduardo Loureiro, em seu Twitter.

O show terá Elton Saldanha, Os Angueras, Cristiano Quevedo, Luiz Carlos Borges, Pirisca, entre outros. Pergunta ao pessoal que organiza a "Barranca". Vai ser permitida a cobertura da imprensa este ano??


Postado por Giovani Grizotti

Aconteceu Encontro de Diretores no "Aldeia"











No último dia 6 de março, sábado passado, no galpão do CTG Aldeia dos Anjos, a 1ª Região Tradicionalista promoveu o "Encontro de Diretores Artísticos e Culturais" das entidades.
A Diretora Cultural da 1ª RT, Claudia Gisele S. Bastos deu início ao encontro com os representantes das entidades, distribuiu uma apostila com vários modelos de documentos em anexo e aproveitou para esclarecer várias dúvidas sobre a participação de prendas e peões nos concursos regionais.
Enquanto o Departamento Cultural reunia os "culturais das entidades" no centro de eventos, o companheiro Carlos Rogério Farias (Cuca), Diretor Artístico da 1ª RT, promovia um encontro com os diretores artísticos das entidades. A manhã de sábado foi curta para tudo que precisava ser conversado, mas, ao final dos trabalhos o resultado foi considerado excelente por todos os presentes.


FONTE: CHASQUE DE PRIMEIRA