domingo, 31 de agosto de 2008

ACAMPAMENTO FARROUPILHA ESTÁ PRATICAMENTE PRONTO


foto: Cristine Rochol PMPA

Festa Farroupilha em São Chico vai durar um mês

O Galpão da Hospitalidade, instalado na Praça Podalyro Alves, ao lado da prefeitura municipal de São Francisco de Paula, é o centro das atenções nas comemorações farroupilhas na cidade. A festança vai de primeiro a 30 de setembro.
Material de divulgação distribuído pelo município informa que "o visitante poderá apreciar a vivência campeira, por meio de uma mini-fazenda, além de passeios a cavalo. Haverá ainda olimpíadas gaudérias, feira de artesanato, museu do radicionalismo, concurso de vitrines, rádio parque e oficinas voltadas para os usos e costumes do gaúcho".

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tradicionalistas trabalham na montagem de galpões no Parque da Harmonia

Foto: Nabor Goulart/AFL-Por Marcelo Baledeli/AFL

Começou no sábado (23) a montagem dos galpões que vão abrigar os piquetes e invernadas no Parque da Harmonia durante a Semana Farroupilha em Porto Alegre. Diversos tradicionalistas já montaram acampamentos improvisados com lonas, uma vez que a permanência no interior do parque já foi autorizada.As atividades de comemoração da Semana Farroupilha se iniciam oficialmente no dia 7 de setembro. De acordo com a organização do evento, haverá seis portões de acesso no Parque da Harmonia, com entrada gratuita para o público, além de 1,5 mil vagas para veículos.
FONTE: agência free lancer

ESSES JÁ ESTÃO NA FINAL DO ENART DANÇAS

CLASSIFICADOS LAGOA VERMELHA:

01. CTG RONDA CHARRUA
FARROUPILHA

02. CTG CAMPO DOS BUGRES
CAXIAS DO SUL

03. CTG CLUBE FARROUPILHA
IJUI

04. DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO
CRUZ ALTA

05. CTG LALAU MIRANDA
PASSO FUNDO

06. CTG SINUELO
CAXIAS DO SUL

07. CTG HERÓIS FARROUPILHAS
CAXIAS DO SUL

08. GRUPO TEBANOS DO IGAÍ
PASSO FUNDO

09. CTG FRANCISCO CASALINI
CORONEL BARROS


SUPLENTE

01.GTCN VELHA CARRETA
CAXIAS DO SUL


CLASSIFICADOS LIVRAMENTO:

01. UNIÃO GAÚCHA J. SIMÕES LOPES NETO
PELOTAS

02. CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ
SANTA CRUZ DO SUL

03. CTG CEL. THOMAZ LUIZ OSÓRIO
PELOTAS

04. CTG OS GAUDÉRIOS
CACHOEIRA DO SUL

05. CTG RINCÃO DOS XUCROS
PELOTAS

06. GAN ANITA GARIBALDI
ENCANTADO

07. DTG OS TEATINOS
RIO GRANDE

08. CTG RINCÃO DA CAROLINA
SANTANA DO LIVRAMENTO

09. CTG OS FARRAPOS
PELOTAS


SUPLENTE

01. CPF TERRA DE UM POVO
VENÂNCIO AIRES

PARABÉNS A TODOS

Estados Unidos também celebram o 20 de setembro


A Semana Farroupilha também será festejada no Estados Unidos. No dia 21 de setembro, haverá um encontro no CTG Rancho Rio Grande, na cidade de Perris, estado da Califórnia, com direito a acendimento da Chama Crioula, a apresentações artísticas e atividades campeiras. Os organizadores também irão servir churrasco ao meio-dia. O encontro deve reunir centenas de tradicionalistas residentes no país.
A entidade Rancho Rio Grande também é uma das candidatas para sediar a sexta edição do Encontro Internacional do Tradicionalismo, em 2010. Hoje, existem sete entidades
tradicionalistas nos Estados Unidos.
site: MTG

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CTG QUE AINDA RESISTEM EM IR PARA A HARMONIA

CTG INHANDUÍ, FUNDADO A MUITOS ANOS, MAS SÓ AGORA ENCAMINHANDO DOCUMENTOS PARA FILIAÇÃO AO MTG
CTG PAGOS DA SAUDADE


CTG SENTINELA DOS PAMPAS




CTG RAÍZES DO SUL ,12 ANOS ACAMPANDO NA HARMONIA
LOGO TEREMOS AS FOTOS DOS OUTROS CTG, QUANDO ESTES COMEÇAREM A CONSTRUIREM SEUS GALPÕES: TIARAYU, CHIMANGOS, ETC
fonte: chasque pampeano

sábado, 23 de agosto de 2008

Inicia montagem dos galpões do Acampamento Farroupilha na Capital


Centenas de tradicionalistas começaram na manhã deste sábado a levantar os galpões que abrigarão piquetes e invernadas durante a Semana Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital.
Alguns gaudérios acreditam que se o tempo ajudar, as primeiras construções estarão de pé na segunda-feira (25). Como está liberada a permanência no interior do parque, muitos tradicionalistas já montaram seus acampamentos improvisados sob lonas. Oficialmente, as atividades começam em 7 de setembro. Segundo a organização, o acampamento terá seis portões de acesso, com acesso gratuito ao público, e 1,5 mil vagas para veículos.
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho
Montagem começou neste sábado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho

FONTE; ZH - CLICRBS

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

22 DE AGOSTO É O DIA DO FOLCLORE!


Pau-de-fita: uma das Danças Folclóricas do Povo Gaúcho Brasileiro!
No Dia do Folclore, o Bombacha Larga rende homenagens ao Folclore Brasileiro, especialmente ao conjunto preservado das tradições populares do Rio Grande do Sul.
Desde John Willian Thomas que o vocábulo "folklore" - conhecimento do povo - representa a ciência que estuda os fatos sociais, culturais, artísticos ou tradicionais de um povo; que reúne as tradições de uma região, expressada em suas crenças, contos, provérbios, canções, lendas, usos e costumes. É, em resumo, o acervo registrado das coisas de aceitação popular de uma Terra, de uma região.
E o Folclore Gaúcho registra, na sabedoria popular, usos e costumes valorosos de nossos antepassados. Quando esquecido, ressurgiu com a força que sempre teve, graças aos trabalhos de estudiosos como Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. Foram eles que recolheram, por exemplo, as coreografias de muitas danças, em visitas às estâncias e a muitos locais interioranos de nossa Querência.
Não há dúvidas que o povo gaúcho tem a cultura mais universal do Continente Americano. O seu folclore abrange uma diversidade invejável, desde as inúmeras danças folclóricas, como as canções, as lendas, os ritmos, o chimarrão, os fandangos e a hospitalidade, entre outros aspectos de sua cultura.
O Folclore é o maior patrimônio de um povo. Evitar as interferências de outras culturas e valorizá-lo é um dever de todo o herdeiro dessa riqueza cultural. "Povo que não conhece a sua história, é obrigado a viver de novo!".
Neste 22 de agosto de 2005, Dia do Folclore, bradamos todos: Viva o Folclore Brasileiro! Viva o Folclore Gaúcho!
FONTE: BOMBACHA LARGA

Hoje é dia dos Guris conduzirem a chama crioula.


Nos tempos de antigamente nas estâncias, os guris faziam os serviços leves, como ajudar as cozinheiras, tratar os pintos, dar água para os animais ou como mandalete para um chasque, entre outros.
Hoje nas cidades, induzidos pelos pais que tambem tem amor pelos cavalos, são os filhos que dão continuidade aos hábitos herdados dos antepassados.
Nos Cavaleiros do Planalto Médio não é diferente.
Quatro piás que acompanham a cavalgada da Chama Crioula são os responsáveis pela condução da mesma e das bandeiras. Eles tem entre 12 e 15 anos, e acompanhados dos pais, recebem do Geolar, coordenador de cavalaria a orientação correta de como se portar, dos demais membros, principalmente do seu Juca, que tambem os tratam como filhos, ensinamento e educação, mas nada de moleza.
Cada um trata seu pingo, cada um se vira com as encilhas e os forros de cama e a exigência que o grupo tem com eles é a mesma que em relação aos demais. Ou seja, nada de previlégios.
E hoje, no rodízio natural que há entre os cavaleiros de condizir a chama e as bandeiras, foi o dia dos piás do grupo : Eduardo, Guilherme, Antonio e Bruno.
O dia começou diferente para eles, com mais agito. Afinal conduzir a chama, que tanto simboliza para o gaúcho é motivo redobrado para estar na cavalgada. A pilcha a preceito, o lenço no pescoço e o chapéu, a capa de chuva para o causo de uma garoa, tudo de acordo para que não tenham mais paradas que as já programadas e para que a cavalgada transcorra normalmente. A responsabilidade de manter a chama e os pavilhões na formação correta, a ritmo dos passos dos pingos para que se cumpra o horário fazem deles nesta hora, verdadeiros homens.
É assim que, nesta escola informal, os que hoje são guris, com a formação que adquirem nesta e em outras empreitadas o sentido de camaradagem, de responsabilidade e civismo acima de tudo se formam os cidadãos de amanhã e os que darão continuidade natural ao trabalho dos Cavaleiros do Planalto Médio.
Terminam o dia cansados, mas com o sentimento do dever cumprido e história para contar em casa e para os amigos.
Domingo as 11 horas, os Cavaleiros do Planalto Médio chegam com a chama no Parque de Rodeios da Roselêndia onde serão recebidos por autoridades, amigos e tradicionalistas. Dali, uma centelha será conduzida até a Brigada Militar e outra ficará na sede do grupo para que os representantes das outras cidades que compõem a Sétima Região Tradicionalista venham tambem buscar uma centelha para as cerimonias de 20 de setembro.
FONTE: HILTON ARALDI - PASSO FUNDO

Árbitro da Fifa apitará o jogo decisivo do Municipal



O árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon, da Fifa, que apitou jogos nas duas últimas
Copas do Mundo, comandará a grande final do Campeonato Municipal de Futebol de
Campo de Torres, neste domingo (24/8), que será entre o Mar Azul e o São Braz.
A partida dos Titulares está marcada para as 15h15min, no Centro Esportivo Mar Azul,
localizado no bairro Getúlio Vargas. Segundo o Departamento de Esportes de Torres,
os auxiliares provavelmente também serão da Fifa.

O Mar Azul pode perder pela diferença de 3 gols no jogo da final, que mesmo assim
será o campeão. Já o São Braz precisa vencer por uma diferença de 4 gols para levar
a decisão para as penalidades. Na categoria Aspirantes, o CEI/Genoma Colorado
ogará com o Vila Nova, entrando em campo às 12h45min, também no Centro Esportivo
Mar Azul. O CEI precisa apenas empatar para ser o campeão. Já o Vila Nova deve
vencer para a decisão ir para as penalidades. Não haverá prorrogação em nenhuma
das categorias.

Confira os jogos da grande Final: 24/8

Titulares: E. C. Mar Azul x E. C. São Braz, às 15h 15min, no Centro Esportivo Mar Azul,
Bairro Getúlio Vargas

Aspirantes: CEI/Genoma Colorado x E. C. Vila Nova, às 12h45min, no Centro
Esportivo Mar Azul, Bairro Getúlio Vargas

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Novas regras para o Desfile Farroupilha

Chasque do MTG:

A preocupação com o tempo do Desfile Farroupilha fez com que a Comissão Organizadora do evento alterasse as regras para participação na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. A partir de 2008, o número de integrantes em cada invernada será limitado em até 60 pessoas à pé e 30 cavaleiros.

“A medida pretende evitar que o desfile se alongue demasiadamente, tornando-se cansativo”, comenta o presidente da Comissão, Oscar Fernande Gress.

Em 2008, aproximadamente 800 pessoas e 400 cavaleiros devem integrar os 13 carros temáticos de 20 de setembro. O Desfile Tradicional terá aproximadamente dois mil cavaleiros. As inscrições para os interessados em participar do Desfile Tradicional iniciam no dia 07 de setembro.

A abertura do desfile, como de costume, será feita pela governadora do Estado, Yeda Crusius, com a revista da tropa, seguida do Desfile Cívico-Militar, onde se apresentam Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e EPTC.

FONTE; BLOG RODA DE CHIMARRÃO

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Desfile Farroupilha altera forma de participação na Avenida

A preocupação com o tempo do Desfile Farroupilha fez com que a Comissão Organizadora do evento alterasse as regras para participação na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. A partir de 2008, o número de integrantes em cada invernada será limitado em até 60 pessoas à pé e 30 cavaleiros. “A medida pretende evitar que o desfile se alongue demasiadamente, tornando-se cansativo”, comenta o presidente da Comissão, Oscar Fernande Gress.

Em 2008, aproximadamente 800 pessoas e 400 cavaleiros devem integrar os 13 carros temáticos de 20 de setembro. O Desfile Tradicional terá aproximadamente dois mil cavaleiros. As inscrições para os interessados em participar do Desfile Tradicional iniciam no dia 07 de setembro.

A abertura do desfile, como de costume, será feita pela governadora do Estado, Yeda Crusius, com a revista da tropa, seguida do Desfile Cívico-Militar, onde se apresentam Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e EPTC.



Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

MTG promove segunda etapa do ENART em Livramento

Santana do Livramento realiza a segunda etapa inter-regional do ENART – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, no próximo sábado (23). São mais de 500 participantes de 22 cidades disputando uma vaga na fase final, realizada no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul. Considerado o maior festival artístico-amador da América Latina, o ENART possui mais de 20 modalidades de competição, destacando-se as danças tradicionais, danças de salão, chula, declamação e gaita.

As provas acontecem no Ginásio do Irajá e reúne as seguintes Regiões Tradicionalistas: 2ª, 5ª, 6ª, 16ª, 18ª, 21 ª, 24ª E 26ª. O ENART está na 23ª edição. A fase final é realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz, congregando aproximadamente 2,5 mil concorrentes.



Santana do Livramento

Data: 23 e 24 de agosto

Local: Ginásio do Irajá

Regiões Tradicionalistas Participantes: 2ª, 5ª, 6ª, 16ª, 18ª, 21 ª, 24ª E 26ª



Igrejinha

Data: 27 e 28 de setembro

Local: Parque da Oktoberfest

Regiões Tradicionalistas Participantes: 1ª, 12ª, 15ª, 22ª, 23ª, 27ª E 30ª



São Borja

Data: 11 e 12 de outubro

Local: Centro Nativista Boi Tatá

Regiões Tradicionalistas Participantes: 3ª, 4ª, 10ª, 13ª, 17ª, 20ª E 28ª



Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CLASSIFICADOS INTER-REGIONAL DE LAGOA VERMELHA

Modalidade: DANÇAS TRADICIONAIS


CLASSIFICADAS
01. CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
02. CTG CAMPO DOS BUGRES CAXIAS DO SUL 25ª
03. CTG CLUBE FARROUPILHA IJUI 9ª
04. DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
05. CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
06. CTG SINUELO CAXIAS DO SUL 25ª
07. CTG HERÓIS FARROUPILHAS CAXIAS DO SUL 25ª
08. GRUPO TEBANOS DO IGAÍ PASSO FUNDO 7ª
09. CTG FRANCISCO CASALINI CORONEL BARROS 9ª
SUPLENTE
01. GTCN VELHA CARRETA CAXIAS DO SUL 25ª


Modalidade: CHULA
CLASSIFICADOS
01. ALISSON SEBBEN DA CUNHA CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
02. LUCIANO SCHERER GF AVÔ MARAGATO IJUÍ 9ª
03. MATHEUS GUEREZI DE ONAZAR CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
04. TALISSON POLTRONIERI MACHADO CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
05. MATEUS ANTUNES MASOTTI CTG RANCHO VELHO CAXIAS DO SUL 25ª
06. VINICIOS DE ANDRADE BIZZARRO GAN CABO TOCO IJUI 9ª
07. FÁBIO SILVA DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
08. WILLIAN DAL ROSCO ALVES GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª
09. JULIANO QUEIROZ DE PAULA GRUPO TEBANOS DO IGAÍ PASSO FUNDO 7ª
SUPLENTES
01. LAIRTON PAULO SPOLTI CTG LAÇO DA AMIZADE CASCA 7ª
02. RODRIGO ZILIOTTO CTG SINUELO CAXIAS DO SUL 25ª


Modalidade: GAITA PIANO
CLASSIFICADOS
01. CARLOS ALBERTO CECCAGNO VIVAN CTG QUERÊNCIA DO PRATA NOVA PRATA 11ª
02. LEONARDO DE ALEXANDRE CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
03. DIEGO BUCHEBRIAM CTG GALPÃO PRAZER DE GAÚCHO CAXIAS DO SUL 25ª
RELAÇÃO DE CLASSIFICADOS INTER-REGIONAL DE LAGOA VERMELHA
ENART - 2008
04. GUSTAVO GREGOLIN CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
05. DIEGO HUBLER CTG TROPEIROS DA FÉ IBIAÇÁ 29ª
06. DANIEL SERTÓRIO CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
07. LUCAS BRANCHINI DE ANDRADE CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA VACARIA 8ª
08. EZEQUIEL W. DE TONI CTG LAÇO VELHO BENTO GONÇALVES 11ª
09. HENRIQUE TRAMONTINI DOS SANTOS GTF GUAPOS DA AGRONOMIA PASSO FUNDO 7ª
SUPLENTES
01. DIOGENES DRUM SCHACHT CTG UNIDOS PELA TRAD.RIOGRANDENSE CARAZINHO 7ª
02. GILMAR DOS SANTOS GONÇALVES CCN PIAZITO CARRETEIRO IJUI 9ª


Modalidade: GAITA DE BOTÃO ATÉ 8 BAIXOS
CLASSIFICADOS
01. RAFAEL ANDRÉ DOS SANTOS CTG PORTEIRA DA QUERÊNCIA SARANDI 7ª
02. ALAN PORTELLA DA SILVA CTG JÚLIO DE CASTILHOS JÚLIO DE CASTILHOS 9ª
03. FABIANO FOGAÇA MARTINS DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
04. JOÃO PAULO FARIAS CORTES DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
05. OSVALDO MACHADO GC GAÚCHOS DE 35 VACARIA 8ª


Modalidade: GAITA DE BOTÃO MAIS DE 8 BAIXOS
CLASSIFICADOS
01. LUIDHI MORO MULLER CTG SINUELO CAXIAS DO SUL 25ª
02. ALAN PORTELLA DA SILVA CTG JÚLIO DE CASTILHOS JÚLIO DE CASTILHOS 9ª
03. FABIANO FOGAÇA MARTINS DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
04. PAULO RODRIGO DOS SANTOS CTG PORTEIRA DA QUERÊNCIA SARANDI 7ª
05. JOÃO PAULO FARIAS CORTES DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
06. JÚLIO CESAR LIMA CTG RODEIO DA SAUDADE CRUZ ALTA 9ª
07. ADÃO SÉRGIO SIBURSKI CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA VACARIA 8ª
08. OSVALDO MACHADO GC GAÚCHOS DE 35 VACARIA 8ª


Modalidade: GAITA DE BOCA
CLASSIFICADOS
01. ALCEO FILIPINI GN FARROUPILHA ERECHIM 19ª
02. OSVALDO MACHADO GC GAÚCHOS DE 35 VACARIA 8ª
03. RENOR LUIZ PECCIN CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª

Modalidade: VIOLINO OU RABECA
CLASSIFICADO
01. MAYUMI TRAMONTINA KATAGIRI CTG SENTINELAS DO PAGO MARAU 7ª


Modalidade: VIOLÃO
CLASSIFICADOS
01. FRANKLIN SOARES CTG RANCHO VELHO CAXIAS DO SUL 25ª
02. DJONATA FAQUINI CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
03. CAÍQUE ALCÂNTARA DE MELLO CTG RODEIO DA SAUDADE CRUZ ALTA 9ª
04. NATALÍCIO NUNES CAVALHEIRO FILHO CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
05. DANILO BARCELOS SOARES GC GAÚCHOS DE 35 VACARIA 8ª
06. FABIANO DA ROSA LENGLER CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
07. VANDERSON NASCIMENTO LIMA GRUPO TEBANOS DO IGAÍ PASSO FUNDO 7ª


Modalidade: VIOLA
CLASSIFICADO
01. TOMAS PAESE SAVARIS CTG CAMPO DOS BUGRES CAXIAS DO SUL 25ª


Modalidade: CONJUNTO INSTRUMENTAL
CLASSIFICADOS
01. CTG LALAU MIRANDA CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
02. CTG FELIPE PORTINHO CTG FELIPE PORTINHO MARAU 7ª
03. OS HERDEIROS CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª


Modalidade: CONJUNTO VOCAL
CLASSIFICADOS
01. OS HERDEIROS CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
02. CTG GALPÃO CAMPEIRO CTG GALPÃO CAMPEIRO ERECHIM 19ª
03. CTG LALAU MIRANDA CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª


Modalidade: INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO
CLASSIFICADOS
01. JULIANO MORAIS DE OLIVEIRA CTG PORTEIRA DA QUERÊNCIA SARANDI 7ª
02. IGUATEMI DA SILVA LAMENZON CTG GALPÃO CAMPEIRO ERECHIM 19ª
03. ANDERSON BARROS DE OLIVEIRA CTG HERÓIS FARROUPILHAS CAXIAS DO SUL 25ª
04. THIAGO PAESE SAVARIS CTG CAMPO DOS BUGRES CAXIAS DO SUL 25ª
05. FABIANO DIAS CTG ALFREDO D´AMORE CARAZINHO 7ª
06. DALVENIR DO NASCIMENTO LIMA GRUPO TEBANOS DO IGAÍ PASSO FUNDO 7ª
07. FÁBIO JÚNIOR SOARES DE OLIVEIRA CTG RANCHO DE GAUDÉRIOS FARROUPILHA 25ª
08. MATHEUS PROVIN CTG ALEXANDRE PATO LAGOA VERMELHA 8ª
09. MARCELO GUIMARÃES GARCIA CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
SUPLENTES
01. UBIRATAN GUSTAVO CALDEIRA CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA ERECHIM 19ª
02. ALEXANDRE BARBIERI GN FARROUPILHA ERECHIM 19ª


Modalidade: INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININO
CLASSIFICADAS
01. BRUNA ROSA GIANNI CTG CAMPO DOS BUGRES CAXIAS DO SUL 25ª
02. PRISCILA RAMONE CAMPEOL CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
03. MARIANA MARQUES CTG GASPAR DA SILVEIRA MARTINS AJURICABA 9ª
04. EMANOELE DE M. ORIOTOTE DEPTO JUVENIL PASSO FUNDO 7ª
05. VALQUIRIA OLMOS BRAMBILIA DEPTO JUVENIL PASSO FUNDO 7ª
06. DANIELE POLO GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª
07. LARISSA NUNES DE CARVALHO GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª
08. ANGELA MACENA DE OLIVEIRA CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
09. LUÍZA CAPRI ALVES GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª
SUPLENTES
01. CLARICE FERREIRA DA ROSA CTG HERÓIS FARROUPILHAS CAXIAS DO SUL 25ª
02. ALINE CASSOL PEREIRA CTG GALPÃO CAMPEIRO ERECHIM 19ª


Modalidade: TROVA CAMPEIRA – MI MAIOR DE
GAVETÃO

CLASSIFICADOS
01. PEDRO CAVALHEIRO DOS SANTOS CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
02. ALAOR MERCHEL CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
03. LUIZ CARLOS DOS SANTOS ARAÚJO CTG MOACIR DA MOTTA FORTES PASSO FUNDO 7ª
04. ANTONIO MAXIMINO DE ALMEIDA CTG EDUARDO MULLER PASSO FUNDO 7ª
05. MARIA EDI M. DE LIMA CTG OSÓRIO PORTO PASSO FUNDO 7ª


Modalidade: TROVA DE MARTELO
CLASSIFICADOS
01. PEDRO CAVALHEIRO DOS SANTOS CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
02. ALAOR MERCHEL CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
03. LUIZ CARLOS DOS SANTOS ARAÚJO CTG MOACIR DA MOTTA FORTES PASSO FUNDO 7ª
04. ANTONIO MAXIMINO DE ALMEIDA CTG EDUARDO MULLER PASSO FUNDO 7ª
05. MARIA EDI M. DE LIMA CTG OSÓRIO PORTO PASSO FUNDO 7ª


Modalidade: TROVA ESTILO GILDO DE FREITAS
CLASSIFICADOS
01. LUIZ CARLOS DOS SANTOS ARAÚJO CTG MOACIR DA MOTTA FORTES PASSO FUNDO 7ª
02. PEDRO CAVALHEIRO DOS SANTOS CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
03. ALAOR MERCHEL CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
04. ANTONIO MAXIMINO DE ALMEIDA CTG EDUARDO MULLER PASSO FUNDO 7ª
05. MARIA EDI M. DE LIMA CTG OSÓRIO PORTO PASSO FUNDO 7ª


Modalidade: DECLAMAÇÃO MASCULINA
CLASSIFICADOS
01. ARIEL VAREIRO PEREIRA CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
02. NEITON BITENCOURT CTG LAÇO VELHO BENTO GONÇALVES 11ª
03. JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA CTG QUERÊNCIA DO PRATA NOVA PRATA 11ª
04. SÉRGIO OMAR LACERDA CTG IMIGRANTES E TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
05. EDUARDO CORBELINI CTG GAUDÉRIO SERRANO BENTO GONÇALVES 11ª
06. LUIZ FABRICIO CAVALHEIRO TRINDADE CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
07. ANDERSON THEODORO DE LIMA CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
08. ROGÉRIO FURLAN DE LIMA GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª
09. JESUS LULI DOS SANTOS CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
SUPLENTES
01. LEONARDO ANDRADE GRUPO TEBANOS DO IGAÍ PASSO FUNDO 7ª
02. ANDREI PONTES DE ABREU CTG RODEIO DA SAUDADE CRUZ ALTA 9ª


Modalidade: DECLAMAÇÃO FEMININA
CLASSIFICADAS
01. ROMILA HOFFMAN DO AMARAL CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª
02. ADERLIANE JOSELI VIEIRA PRESTES CTG TROPEIRO LAGOENSE ANDRÉ DA ROCHA 8ª
03. ROSA MARIA MAKOSKI CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
04. LIVIANE P. MONTEIRO DEPTO JUVENIL PASSO FUNDO 7ª
05. SUELEN MOMBAQUE SCHNEIDER CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
06. VERIDIANE DA ROSA GOMES CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
07. DAIANE TESSARO DE CASTRO CTG LAÇO DA AMIZADE CASCA 7ª
08. PÂMELA ARAÚJO DA SILVA CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
09. ALINA PAESE SAVARIS CTG CAMPO DOS BUGRES CAXIAS DO SUL 25ª
SUPLENTES
01. NAIARA JACQUES CTG QUERÊNCIA DO PRATA NOVA PRATA 11ª
02. SAMANTA GRAFF CTG QUERÊNCIA DO PRATA NOVA PRATA 11ª


Modalidade: PAJADA
CLASSIFICADO
01. ALAOR MERCHEL CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª


Modalidade: DANÇA GAÚCHA DE SALÃO
CLASSIFICADOS
01. AUGUSTO ZANCANARO TRENTIN CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
CRISTIANE STOCCO CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ª
02. JONATAN MULLER CTG CLUBE FARROUPILHA IJUI 9ª
DIENIFER MULLER CTG CLUBE FARROUPILHA IJUI 9ª
03. LEONARDO DOS SANTOS VEIGA CTG CLUBE FARROUPILHA IJUI 9ª
ANDRÉIA CRISTINA HAMP CTG CLUBE FARROUPILHA IJUI 9ª
04. OTONIO DUTRA DA SILVA CTG JÚLIO DE CASTILHOS JÚLIO DE CASTILHOS 9ª
TATIELE FRUET DOS SANTOS CTG JÚLIO DE CASTILHOS JÚLIO DE CASTILHOS 9ª
05. FELIPE SOARES CTG QUERÊNCIA DO PRATA NOVA PRATA 11ª
NAIARA JACQUES CTG QUERÊNCIA DO PRATA NOVA PRATA 11ª
06. JEFFERSON MAZZUTI CTG JÚLIO DE CASTILHOS JÚLIO DE CASTILHOS 9ª
ANIÉLEN DUTRA DA SILVA CTG JÚLIO DE CASTILHOS JÚLIO DE CASTILHOS 9ª
07. EDUARDO CORBELINI CTG GAUDÉRIO SERRANO BENTO GONÇALVES 11ª
LEDIANE ARTIOLI CTG GAUDÉRIO SERRANO BENTO GONÇALVES 11ª
08. RAFAEL SEBENELO CTG GAUDÉRIO SERRANO BENTO GONÇALVES 11ª
JOMA LOPES CTG GAUDÉRIO SERRANO BENTO GONÇALVES 11ª
09. ITAMAR DE ASSIS DA SILVEIRA DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
ALINE CASTRO ARNOLD DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO CRUZ ALTA 9ª
SUPLENTES
10. CYRO JEFERSON SACCHI PASSOS CTG HERÓIS FARROUPILHAS CAXIAS DO SUL 25ª
GRASIELE KLEIN CTG HERÓIS FARROUPILHAS CAXIAS DO SUL 25ª
11. MARCOS VINÍCIUS CIRINO DA SILVA GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª
SHERYNE ATOLINI LEMOS GAN LAGOA VERMELHA LAGOA VERMELHA 8ª

FONTE: MTG

Desfile farroupilha de São Borja reunirá 4 mil cavaleiros

Uma reunião nesta segunda-feira (18 de agosto), às 9h, na 35ª Coordenadoria Regional de Educação, deve definir a programação da Semana Farroupilha em São Borja, que será de 13 a 20 de setembro.

A abertura já está marcada para o dia 13, na Praça XV de Novembro, e o encerramento, com o desfile tradicionalista, ocorrerá no dia 20, na rua General Marques.

Os cinco CTGs do município devem participar – Tropilha Crioula, Boitatá, Farroupilha, João Manoel e Sarandi -, formando mais de 40 piquetes.

A coordenação executiva dos eventos será na Coordenadoria de Educação e da Brigada Militar, com apoio da prefeitura.

A previsão é que 4 mil cavalarianos participarão do desfile farroupilha.A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano pretende que a Semana Farroupilha em São Borja seja um produto turístico.

Uma das referências será um galpão crioulo na Praça XV de Novembro, o Recanto Gaúcho, a ser montado em parceria com os CTGs, como em 2007.

Bares, restaurantes e taxistas, foram mobilizados para que possam ter participação mais efetiva nos eventos, motivando quem chega à cidade. Com apoio da Emater também será promovida mostra itinerante do artesanato da região.

Fonte! Jornal Correio do Povo de Porto Alegre, edição do dia 17 de agosto de 2008.

domingo, 17 de agosto de 2008

Acesa a Chama Crioula em São Leopoldo


esq. para a dir: Oscar Gress (pres. do MTG), Wilmar Winck de Souza e Manoelito Savaris (pres. IGTF).Foto: Charles Dias





Em zerohora.com:

Berço da colonização alemã e conhecida por cultuar as tradições germânicas, São Leopoldo, no Vale do Sinos, foi o palco para o acendimento da Chama Crioula. Tradicionalistas de todo o Estado acompanharam o evento, que marca o início das atividades farroupilhas no Rio Grande do Sul.

O acendimento ocorreu na Ponte Seca, centro do município, às 10h45min, debaixo de chuva. O responsável por colher a centelha do fogo de chão e acender a Chama foi Wilmar Winck de Souza, patrono da Semana Farroupilha no Estado. Antes, porém, houve apresentação de danças e de uma peça teatral, além da declamação do poema A Volta do Farrapo pelo poeta Dorval Dias.

Da Ponte Seca, chama será levada para a Casa do Imigrante, também em São Leopoldo. No lugar que abrigou, em 1824, os primeiros alemães que chegaram ao Estado, a Chama ficará sob a guarda de tradicionalistas. No dia 20 de setembro, depois de passar por dois acampamentos tradicionalistas do município, será apagada.

Fonte: Blog Roda de Chimarrão


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Convite Exposição Fotográfica Rio Grande dos Meus Olhos

Semana Farraoupilha terá rodeio escolar em NH

Autoridades no lançamento da Semana Farroupilha em NH
Foto: Giovani Grizotti

Uma das atrações da Semana Farroupilha em Novo Hamburgo é a realização de um rodeio escolar. A festa acontece no Parque do Trabalhador entre 11 e 20 de setembro e foi lançada ontem à noite (foto) no DTG Sinuelo Marista, do Colégio Pio XII.

Os presidentes do MTG Oscar Gress e do IGTF Manoelito Savaris compareceram. A promoção é da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo, com o apoio de empresas e autoridades locais.
fonte: Giovani Grizotti

Semana Farroupilha 2008 é lançada no Palácio Piratini


Organizadores apresentaram programação e carros temáticos de 20 de setembro

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas lançou hoje, em coletiva de imprensa, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, a Semana Farroupilha 2008. Na ocasião, representantes do governo e o presidente da Comissão Estadual, Oscar Fernande Gress, apresentaram à imprensa e convidados a programação oficial do evento para este ano. A primeira atividade acontece já no sábado, dia 16, com o acendimento da Chama Crioula, na Ponte Seca, em São Leopoldo, abrindo oficialmente as comemorações farroupilhas no Rio Grande do Sul. Aproximadamente dois mil cavaleiros devem passar pelo município para buscar uma centelha do fogo histórico, que será levado para todas as regiões do Estado.

A Chama Crioula é também abordada no temário do evento: “Nossos símbolos: nosso orgulho” explora a riqueza dos símbolos oficiais e afetivos do nosso povo. Para Gress, embora o gaúcho beba chimarrão diariamente, faça seu churrasco aos domingos e cante o hino como nenhum outro povo, muitas vezes ele não sabe que está se referindo à um símbolo oficial do Rio Grande do Sul. “É uma maneira de incentivar o povo rio-grandense a se aproximar de sua história”, completa. Bandeira, Hino, Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-Quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão e o prato típico Churrasco são os símbolos oficiais do Estado.

O evento marca ainda o lançamento do livro “Nossos Símbolos: Nosso Orgulho!”, editado pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Com 180 páginas, a obra traz a história de cada um dos símbolos explorados na Semana Farroupilha 2008. A pesquisa foi realizada por funcionários do IGTF e coordenada pelo presidente da instituição, Manoelito Carlos Savaris.

Patrono
.
Nascido em Palmeira das Missões em 1926, Wilmar Winck de Souza é considerado um dos precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Aos 21 anos, veio a Porto Alegre para estudar no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, local onde conheceu Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva e Cyro Dutra Ferreira, com os quais fundou o 35 CTG, em 1948. Retornou a Palmeira das Missões um ano depois, entrando na carreira política em 1959, quando se tornou vice-prefeito, sendo eleito prefeito do município após quatro anos.

Em 12 de janeiro de 1950, fundou o 35 CTG de Palmeira das Missões, quarto Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, permanecendo na presidência da entidade durante seis mandatos consecutivos.

A primeira participação de Winck como Patrono será durante o acendimento da Chama Crioula, em São Leopoldo, Nicolau, no dia 16 de agosto. O homenageado também participará das demais atividades oficiais do evento, tais como as solenidades no Palácio Piratini e no desfile de 20 de setembro.


Desfile

O Desfile de 20 de setembro acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A programação inicia às 8h30, com a revista da tropa pela governadora. Em seguida, às 8h55, a Brigada Militar abre o Desfile Cívico-Militar, com participação da Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e EPTC. A passagem dos 13 carros temáticos, uma das grandes atrações, começa pontualmente às 9h55, com duração de 55 minutos. O tradicional encerramento, com a passagem dos cavaleiros, começa às 10h45 e deve ser finalizado até às 13h.

Programação

8h30 – Revista da Tropa

8h55 – Desfile Cívico Militar

Ordem de apresentação: Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e EPTC

9h55 – Desfile Temático

10h45 – Desfile Tradicional

Desfiles no Interior

O evento também continuará com o incentivo à realização de Desfiles Temáticos no interior do Rio Grande do Sul. O processo de unificação dos desfiles iniciou em 2004 com a escolha de seis municípios. Em 2008, foram 15 as cidades selecionadas, que receberão cada uma R$ 10 mil para investimento em infra-estrutura. As localidades são Arroio Grande, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Gabriel, Tapes e Vacaria.

Música-tema

A música-tema da Semana é interpretada por Cristiano Quevedo. A canção “Orgulho de um Povo” tem letra de Silvio Ayone Genro e música de Duca Duarte, abordando o tema do evento “Nossos símbolos: Nosso orgulho!”. O material está disponível para download no site www.semanafarroupilha.com.br e www.igtf.rs.gov.br.

Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

foto: Palácio Piratini

LISTA ACAMPADOS HARMONIA 2008


NomeEntidade Nome Responsavel
De Tauras Quero Quero Luiz Carlos Padilha
12 de Outubro Luis Paulo do Amaral
30 de Abril Estevão Scalco
35 CTG Luiz Clovis R Fernandes
A Ferro e Fogo Carlos Rogério M Souza
Aba Larga João Luiz Laureano
Adaga de Prata Ciro Lexauu Kras Borges
AEPOPPA ( Estância das Águas) DMAE Lidson Rodrigues Bassani
AFBRDE Celso Reny Baum
AFISVEC (Associação dos Fiscais do ICM) Enio Julio Pereira Nallen
Agrupamento Crioulo Hélio Barbachan Rene Barbachan
Ajuris Evandro Viana Caletti
Alegretense Eduardo Melo da Silva
Alma Campeira Norimar Evangelista Pereira
Alma Campeira Adilson Sebastião da Rosa
Alma do Sul Edson de Lima Paz
Alma dos Pampas Tarso Silva
Alma Nobre Gilberto Antonio Carpes
Amigos da Tradição HPS Rogério Andrade Fonseca
Amigos de Viamão Armindo Dreier
Amigos do Nelson - Monte Xiru Carlos Afonso Costa Franco
Amigos do Parque Flavio Vichinheski
Amigos do Rio Grande Roni Ramos Guimarães
Amigos do São Borja Vilson Roque Campos dos Santos
Amigos do Sorro Alvaro Henrique Fernandes Bortolas
Amigos Gauderios do Sul Jovani Borges de Oliveira
Amizade Campeira Graziela Fraga de Moraes
Aporreados do 38 Cleonilton Almeida
Aporreados Lagoa Vermelha José Ademar M Fagundes
Aquerenciados da FEPAM Joaquim Carlos Braz Machado
ARBS (Associação dos Funcionários do Grupo RBS) Aline Rosa
ASBAC (Associação dos Servidores do Banco Central) Manoel José Pereira Dias
ASPROCERGS (Chasque) Glaucia Salusse Borges
Associação dos Servidores da Justiça do RS Zélio Antonio Freitas dos Santos
Associação Cultural Beneficiente Ilê Mulher Iara de Fatima Bueno da Rosa
Associação Cultural Limoeiro Edson Adão Sauer
Associação da Bocha Amauri Vilson de Oliveira
Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado José Claudio Fernandes Ribeiro
Associação Gaúcha de Farmácias e Drogarias Independentes Francisco Luiz Langsch
ATRAM Juares da Silva Manke
Bagual da Coxilha Joel Oliveira de Jesus
Bancários Edson Ramos da Rocha
Barrancas do Uruguai Gilberto A Flores
Beiçudos Roberto Camargo
Berço Xucro Joisemar Romero Almeida
Berg Paulo Silva
Biguá - AFUFE Adelbar Guerra da Silva
Boleadeira de Prata Rainier Louis Pinto Araújo
Bombachudos da Trevo Tabajara Pereira Porto
Boqueirão Jucelino Melo Rodrigues
Buçal de Prata Abrilino Ferreira Romeiro
Cabanha Costa do Cerro Vanderlei de A Paula
Cabanha Eggres Marco Aurélio Eggres
Cabeça Preta Enio Luiz A Silva
Cabo de Relho José Danilo Pereira da Silva
Cachoeirense do Sul Rosa Maria da Silva Carvalho
Camboatá Celso Luis Pacheco Marques
Campeiro de Alma Daniel de Paula Gonçalves
Campo Novo Afonso Prestes
Cancela da Liberdade (Caixeiros Viajantes) Rejane Beatriz dos Santos
Candeeiro do Sul Alirio José dos Santos
Carijo Missioneiro Fernando Ladislau dos Santos
Carrapicho do Campo Novo Adão dos Santos Chaves
Carreta Velha Wilson Tadei da Silva Machado
Casa do Alegrete João Carlos Pires de Almeida
Caudilhos de Guaíba Santo Carlos de Souza
Cavalariano Walter Moraes Vasques Regis Tibiriça Vasques Linhares
Cavaleiros da Lua Cheia Pedro Ross de Castro
Cavalhada Carlos Bonatto
Cavalo Tostado Abraão Cardoso Borges
Centauros do Pampa Aloisio Rodrigues Gonçalves
Centro de Tradições Gaúchas Conesul Miguel da Cunha Vargas Filho
Centro de Tradições Gaúchas Gaudérios de São Pedro Flavio Luis Vargas
Cerca de Pedra Moura Pedro Araujo Carvalho
Chama Nativa GHC Grupo Hospitalar Conceição Suzana Paroder da Silva
Chamada da Tradição Jorge D'avila Berriel
Chão Missioneiro Luiz Carlos de Oliveira
Charla de Galpão Danilo Binhanchini
Chasqueiros do Rio Grande - Corag Luiz Aires de Moura
Chico Marinho Vanderlei Luiz P Rodrigues
Chilena de Prata Salvador Prestes de Almeida
Chimango Jorge Carrão
Chimango e Maragato Vladimir Texeira dos Santos
Clube de Truco Pitoco Paulo Roberto Emanuelle Osorio
Clube Inapiários do RGS Luiz Carlos Ferreira Araujo
Coração Gaúcho Renato Silva Moreira
Correa Lima Jorge Ubiratã Guimarães da Silva
Correntinos do Palanque Cleocir Antônio de Lima
Crioulo Mena Quevedo Jean Carlo Fonseca de Souza
Cruz de Lorena Cleber Noé da Silva Lescano
Cruzeiro do Sul Lilian Renata Machado de Almeida
CTG Chimangos Nairioli Antunes Callegaro
CTG Inhanduí Ademir Sebastião Medeiros
Cuiudos Caborteiro Valdir Godoi Barcelos
Cuiudos da Zona Sul Gilberto Silveira Tambasco
Dedera juliano Gonçalves Concordia
Departamento Municipal de Água e Esgotos - DMAE Paulo de Lima Demingos
Descendência Farrapa José Trindade
Desgarrados Luiz Alberto Rodrigues de Barros
Desgarrados da Cavalhada Euclides da Silva F°
Desgarrados da Zona Sul Gelson Scheffer
Desgarrados do Pago Gelson dos Santos Ramos
Desgarrados do Partenon Julio César Vieira da Silva
Desgarrados do Rio Grande Antonio Antonio Ghilardi
Do Grosso Aldori dos Santos Oliveira
Dois Amigos José Carlos Borges Antunes
É O Tchê JAIME RODRIGUES DA ROSA
Entre Amigos Vilmar Pinheiro de Carvalho
Entrevero de Galpão Naira Peixoto Danielevicz Jobim
EPTCHÊ Juranes Guimaraes de Castro Junior
Espora de Prata Eduardo Medeiros Floriano
Estancia Crioula Clube Farrapos Gabriel Pinto Ribeiro
Estância da Figueira Eduardo Alberto Schaeffer
Estância da Fraternidade Jorge Munhos Saraiva
Estância de São Pedro Deoclides Ferreira de Azambuja
Estância do Carancho Nailor Cardoso Magnus
Estrela Dalva - Mangueira de Pedra Valmir Oliveira
Estrela Gaudéria José Ricardo de Ávila Pereira
ET Tchê Bagual Jorge Onofre de Souza
Familia e Tradição Claudomiro dos Santos
FEPSP-RS Eduardo Moreira da Silva
Ferradura Edison flores Dorneles
Ferraz Altemir Martins da Silveira
Figueira do 35 Jorge Dirceu Abreu Silva
Flor e Truco Edison Cuti Foutoura
Flores da Cunha Edenir Dias Rodrigues
Fortaleza Pampeana Silvio Edu Cruz Orcy
Fraternidade Gaúcha Vanius Guariglia
Freitas Brasil Luiz Henrique Freitas Brasil
Fucinhos de Porco João Carlos da Silva Ramos
Fundação ASSEFAZ/RS Talita Tochetto Olders
Fundação da Brigada Militar Arcy Bonete Pereira
Galpão Amigos da Fronteira Jorge Soares Neves
Galpão da Querência Ernani Silveira
Galpão de Estância Edson Telmo Moreira
Galpão do Gonha Carlos Augusto Pinto da Silveira
Galpão do Nacional Gás Milton dos Santos Machado
Galpão dos Amigos Antonio Marcelo Rodrigues Meyer
Garrão de Potro Fabio Daniel Mendez Riveiro
Gaudérios da Harmonia Ronaldo Malta Vieira
Gaudérios da Zona Sul João Luiz Rangel
Gaudérios do Asfalto Roberto Kallil
Gaudérios do Dormênio Maria Ines Alves Vieira
GBOEX / Confiança Joaquim Fernandes Vilaverde
Ginete da Fronteira Joceli Foutoura de Oliveira
Glaucus Saraiva Flavio Silveira de Oliveira
Gonçalves José Joacir
Grêmio Náutico Gaúcho Nildo Machado da Silva
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana Leonel Púglia Garcia
Grito de Liberdade Luiz Alberto Machado da Mota
Grito do Quero Quero Lidio Cesar carvalho Marques
Grupo Arte Nativas Vertente Missioneira Carlos Alberto Renosto
Grupo de amigos do PX Francisco de Assis Soares Vargas
Grupo de Artes Nativas Folclóricas Tapeyaras José Altair Corvello
Grupo Folclórico Mensagem do Pago EDISON BITENCOURT SOARES
Guapos da Restinga Cintia Draghetti Barilli
Guardiões do Rio Grande Antonio Paulo Padilha
Guerreiros do Sul Alberi T dias Texeira
Haragano Alexandre Rey Alt
Harmonia Gaudéria Valdir Bastos da Silva
Herança Crioula Jair Valdir Tomaz da Silva
Herança Farrapa Wilson Rodrigues de Godoi
Herança Pampeana Ricardo Melo Saraiva
Herdeiros dos Quatro Cantos do RGS Claudio Cardoso da Silva
Higino Pereira da Silva Dilmar F M Brazil
Independente (Cabanha Arco-iris) Silvio Jair de Oliveira
Instituto Beneficiente Cavaleiros da Tradição Flávio Gomes de Souza
João Vitorino - CTG Estâncias do Pinheiro Paulo Juares Vicente
JP de Tradição Eloir Lourenço Padilha
Laçadores Sovel de Charqueadas Sandro Alex M Santos
Laço da Querência José Amandio Pereira Oliveira
Laços de Sangue Odorico Luiz Peres de Oliveira
Lanceiros da Zona Sul Carlos Rogério Farias
Lanceiros de Prata Iguatemi Viergas Coimbra
Lanceiros Negros Contemporaneos Luiz Fernando Soares Centeno
Lenço Colorado João Pedro Rott
Lenço da Saudade Claudio Roberto da Silva Freitas
Lenço Verde da Querência Vera Lucia Gonçlves Otton
Lendas do Sul Gilberto da Silva Spindola
Luz de Candeeiro e Rincão do Caverá Isabel Cristina Medina
Macaco Claudia Russo
Macanudos Carlos Roberto Mendonça da Silva
Mal Domado Paulo de Souza Carvalho
Mala de Garupa Ademir Nunes Pergher
Mala de Garupa - Grande Loja Maçônica Vilmar Ribeiro Romeira
Mandruva Verde Luiz Antonio Silva
Mangaço Basilio dos Santos Borges
Mangaço Diogo Cardoso
Mango e Maneia Luiz Carlos Lopes de Campos
Mangrulho (Copesul) Jossem Luiz Netto Conceição
Mano Campeiro Gil Alberto Amaro Pinto
Manotaço Eduardo Couto
Maragatos da Zona Sul Oberon de D S dos Santos
Marca do 38 Sérgio Porto
Marca Gaúcha Ademir Machado Morais
Marca Gaúcha (Banrisul) e Piquete Bonanza Aguinaldo Ferreira
Marco Antonio Mezenga Luciano Viana de Negreiros
Maurício Sirotsky Sobrinho ( Curto e Grosso) Gerci Medeiros
Mescla de Galpão José Luis Pontes dos Santos
Mescla de Guapos Everton Luiz Candiota Macedo
Mescla de Guapos (Sogipa) Orlando Luiz Schilling
Missioneiro Luiz Carlos Figueiredo
Morada Campeira Adalberto Murliki de Oliveira
Morada dos Cavalos Claudio Fernando da Silva Portella
Morandi Salvador Claro dos Santos
Mouro Velho Ricardo Siqueira
Negrinho do Pastoreio Pedro Moreira
Nossa Senhora Aparecida Adalberto Rodrigues de Lima Junior
Novo Horizonte Olmiro Carneiro Guedes
OCERGS - Sindicato e Organização das Cooperativas do RS Denise Feijó
Oitavados do Balcão Algan Costa Pires
Oito Malacara Claudiomiro Witt Capella
Os Xucros Valter José dos Santos
Ouro Negro (CRM) Ubirata Siqueira
Pago da Saudade Adão Alves da Silva
Pagos da Saudade Luiz Carlos Da Rocha Gomes
Panela de Gancho - CTG Vaqueanos da Tradição Jorge Alberto Guimarães Silva
Pantanal Viviane GuacheFernandes
Para Boi Elder Fontela de Paula
Parceria Gaudéria Carlos Alfredo Silva / Machado
Pealo de Cucharra José Severiano da Rosa
Piquete 38 Claiton de Souza Azi
Ponche Verde Rafael Alves Lopes
Poncho Preto Fabricio de Oliveira Fan
Pôneis Luiz Carlos Leite da Silva
Por do Sol Gaúcho Lucas Silva dos Santos
Portal do Rio Grande Ricardo de Almeida Goulart
Porteira Aberta Marcílio Lencina Goulart Junior
Potro Sem Dono Jacson José Viadl da Silva
Potro Solto Claudio Macedo Riberg
Potro Xucro Jorge Ferreira
Presidente Getúlio Vargas Fernando Medeiros
Presilha Crioula Alberto Halbold (Carlos Onedir da Silva Barbosa
Prijú Jair Soares
Quatro Costados Ricardo Botelho Pohlmann
Queixo Duro Antonio Conceição T Santos
Querência Amada Salete Neves de Mello
Querência das Aguas Boas José Alexandre Pereira
Querência de Guapos Gonçalo José de Almeida
Querência de São Pedro Luis Unirio Leite
Querência do Peão Paulo Roberto Graciani
Querência dos Sete Povos Rogério Donay dos Santos
Querência Gaúcha Vilson Paulo Alves de Alves
Querência Missioneira Ricardo Dias Chaves
Raça Gaúcha Max Solon Machado
Raizes do Itaqui Edilson dos Santos Aguirre
Raízes do Sul Luiz Ernani Ferreira de Souza
Rancho Chamamé Cláudio Keller de Almeida
Rancho Costeiro José Roberto Silva
Rancho do Cupim Valdir Azmus Almeida
Rancho do Gabriel (Academia Tiro Urbano) Gabriel Pinto Ribeiro
Rancho do Tininho Justimiano Nunes
Rancho Dornelles Wilson Cleber da Silva Lima
Rancho dos Cavalos Waldomiro Tressi
Rancho e Tradição Alexandre Micheli
Rancho Manotaço Sergio Poeta
Rancho Posteiro - AABB José Mario Wainer Correa
Rebeldes da Tradição Zenilda Figueiró de Andrade
Rebenque Edson Roque da Cruz
Recanto dos Amigos Vilson Luís Domingues
Recanto dos Cunhas Othello José Luiz Rodrigues Cunha
Recanto Gaúcho Atanagildo Alves de Lima
Recanto Gaudério Luciano Eduardo Marques
Rincão do Gravatá Iran Gonsalves Viana JR
Rodeio de Estância Otacilio Souza Soares
Rodrigo Cambará Renato Souza
Ronco do Bugio Paulo Roberto de Souza Fernandes
Salamanca do Jarau Luiz Carlos Cuty Foutoura
Samarru Vanderlei de Arruda Sampaio
Sangue Nativo Algenor José Luvison
São Roque da Costa do Cerro Gilmar Leite
Saudade do Pago Gabriela M C Pedroso
Secretaria Municipal de Educação SMED Teresinha Xavier
Seguranças do Pampa Gilberto Antonio Guimaraes da Rosa
Seguranças Tribunal de Justiça TJ
Seis Irmãos Luis Medeiros
Sem Fronteira Suzana Santos da Silva
Sentinela Crioula Daniel Ilha da Silva
Sentinela da Tradição Jose Claudio Costa Sá
Sentinela dos Pampas Marcia Diane Fischer
SERVIPOL Allan Denis Rocha de Mendonça
Severo Rotchê Moacir ramos da Silveira
Sinal Marca e Tarca Francelino Damasceno Balbom
Sindicato dos Servidores do DAER - RS Eunice Terezinha Cardoso Belo
Sindiguardadores João Luiz almeida Abreu
SINTAE / RS Honório Luiz de Oliveira
Sinuelo do Cristal Rogerio Dias Macedo
Solto ao Vento Valdemar Lopes Borges
Sonho de Peão Wagner Christi Garrido
SULGAS- Companhia de gas do Estado do RS Luis Tadeu Belloni
Tamandaré Ney da Rocha Rios
Tarefeiros da Tradição (SMOV) Mauro Jorge da Silva Ignacio
Taura Ronaldo Silveira Pereira
Tchê Arremanga e Vem Carlos Eugenio Figueiredo de Oliveira
Tchê Gurias Otilia Fernanda Peixoto
Tempo Gaudério Sergio Ari da Rosa
Terra Gaúcha Gilberto dos S Ferreira
Tiarayu Claudio Ranato Wiegand
Tinga Tchê Wilmar Silveira Alves
Tio Beja Toco Cleusa Rodrigues Lisboa
Tio Flor Vladimir Ferreira Jardim
Tio Maneca Ademar Borges da Costa
Trabalhista Getúlio Vargas Airton Pimentel Silveira
Tradic. Gaúcho Raízes da Terra Paulo Roberto Souza Lopes
Tradição Campeira Miguel Claudiomar Lopes Machado
Trio da Canha Edilson Riboli
Tropa Gaúcha Adelamir Luiz de Souza Filho
Tropeiros da Lua Sinval José da Silveira Junior
Tropeiros da Luz Adriano Hendler Brambila
Tropeiros da Solidariedade Roque Inhaquites
Tropeiros da Vida Norberto V Pereira Gonçalves
Tropeiros de Viamão André Eliseu Vianna
Tropeiros do Asfalto Alexandre Floriano Gonsalves
Tropeiros do Fogo Ari Brão Leopoldo Menezes
Tropilha Crioula Clair Tardetti
UDEFA Romário Valim
União Campeira Maria Clair Maffei
União de Amigos Sidnei Martins da Rosa
Unidos Pela Tradição Maria de Fatima Ferreira
Valores do Sul Rogério Martins
Vaqueanos do CTG Sinuelo da Querência Paulo Roberto Machado
Velha Capital Leandro Costa de Souza
Velha Herança Paulo Roberto da Silva Alves
Venâncio Blehm Joelson Blehm
Vento Sul Gilberto Ernani Rissi
Vertente da Tradição Paulo Renato de Oliveira Machado
Vigilantes do Sul Dorval Domingos Lemos
Xirú do Coice Gilson Vasques Gonçalves
Xirus do Harmonia Eduardo Rava de Campos
Zona Sul Alvídio Chagas Filho

Decretada a prisão do líder dos Três Xirús

Ex-deputado estadual e músico Bruno Neher: procurado pela JustiçaFoto: Divulgação

Decretada a prisão do líder dos Três Xirús


O ex-deputado estadual e cantor Bruno Neher, 66 anos, líder do grupo Os Três Xirús, teve prisão decretada pela Justiça por atrasar o pagamento de pensão alimentícia a um filho de 41 anos. A informação foi confirmada há pouco pela esposa do músico, Maria das Graças Neher, 60 anos.

-Ele nao tá fugindo por ser corrupto ou desonesto, mas porque a Justiça...fazer o que, desabafou a professora, que começou a chorar antes de completar o raciocínio.

Ela disse que o valor mensal da pensão é de R$ 1,6 mil e que o atraso chega a R$ 19 mil. Maria das Graças admite que o marido está foragido, fora do Estado. Ela relata as dificuldades enfrentadas pela família, o que impedem o pagamento da pensão:

-O grupo quase não toca mais. Está sendo administrado pelo meu outro filho. O Bruno ainda toma remédios, está pagando um aparelho para audição. E não podemos vender a caminhonete porque está alienada, lamenta.

O blog tentou ouvir o filho de Neher, beneficiário da pensão, mas o telefone não atende.

Os Três Xirus ficaram famosos no Estado por misturar o sotaque germânico à tradicional música gaúcha.
fonte: BLOG GIOVANI GRIZOTTI

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Acendimento da Chama Crioula mobiliza São Leopoldo

FOTO: Alexandre Medeiros

Dentro da programação do Acendimento da Chama Crioula, no dia 15 de agosto, às 17h30, acontece a Tertúlia na Casa do Imigrante (avenida Feitoria, 3249, bairro Feitoria). A atividade terá apresentações de teatro, shows tradicionalistas e oficinas. O ato de Acendimento da Chama Crioula em São Leopoldo será realizado no dia 16 de agosto, às 9h, na avenida Mauá, junto a Ponte Seca.

A expectativa é receber dois mil cavalarianos de todas as regiões do Estado e dez mil visitantes em veículos coletivos e particulares. O evento conta com a organização da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura; do Conselho Leopoldense de Tradição Gaúcha (CLTG); do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).

Infra-estrutura
Para o ato de Acendimento da Chama Crioula será preparada uma infra-estrutura com palco, arquibancadas, camarim, cobertura, bretes, fogo de chão, banheiros e espaço destinado para as autoridades. A montagem será realizada no dia 14 de agosto. A Diretoria de Mobilidade Urbana irá comunicar as alterações no trânsito nos próximos dias.

Programação do dia 16
A Chama Crioula será acesa às 10h, por Wilmar Winck de Souza, homenageado especial, que foi designado como patrono da Semana Farroupilha do Estado. Em seguida, as cavalarias das 30 regiões do Estado serão chamadas para pegar a centelha e levar o fogo às cidades do Rio Grande do Sul. Depois, as carretas transportarão o candeeiro até a Casa do Imigrante, onde permanecerá até o dia 13 de setembro. Nesse período, a visitação estará aberta para tradicionalistas interessados em buscar a centelha da Chama Crioula. Após o dia 13 de setembro, o fogo será levado aos dois acampamentos farroupilhas de São Leopoldo: Parque do Trabalhador e Feitoria. O ato marcará o início da Semana Farroupilha, que ocorre de 13 a 20 de setembro.

Fonte: Entrevedo do Piazitos e Prefeitura de São Leopoldo

CÉSAR OLIVEIRA & ROGÉRIO MELO


CÉSAR OLIVEIRA & ROGÉRIO MELO
LANÇAMENTO DO CD E DVD “O CAMPO AO VIVO”

No dia 20 de agosto, quarta-feira, às 21h, acontece o lançamento do DVD e CD “O Campo – Ao Vivo”. Gravado em outubro passado, o DVD – segundo da carreira do dueto - veio para completar o projeto “O Campo”, que teve início em 2006, e gerou a César Oliveira e Rogério Melo o Prêmio Tim

O DVD traz, nos extras, imagens das gravações em estúdio do CD “O Campo”, em formato de vídeo-aula ministrada por Marcelo Caminha, além de mais de doze meses de andanças do dueto pelo sul do país, bem como uma galeria de fotos que abrange o projeto como um todo e o show realizado para gravação do mesmo. A proposta de fazer “O Campo” invadir a cidade continua viva e no dia 20 se concretiza em mais uma etapa.

O show tem a participação confirmada do Grupo de Danças Folclóricas “Os Chimangos”, Anomar Danúbio Vieira, Rogério Villagran, Luciano Maia e Luiz Marenco. A declamadora Liliana Cardoso fará uma participação especial, assim como no DVD, fazendo a abertura do evento.

Os ingressos já estão à venda na Loja Multisom da Esquina Democrática, em Porto Alegre. Antecipados custam R$ 10,00. Na hora do evento custam R$ 15,00. Também serão disponibilizadas 100 mesas para o público, posicionadas em baixo do mezanino. A renda do evento será doada ao Asilo Padre Cacique para construção do Galpão Crioulo da entidade.


lançamento do DVD “O Campo”, de César Oliveira e Rogério Melo

20 de agosto, às 21h

Informações sobre ingressos: (51) 3737.0160 ou (51) 9678.1555

domingo, 10 de agosto de 2008

PRESIDENTE DO MTG/SC ACABA COM FARRA COUNTRY NOS CTG

Canabarro
O Tio Preto, presidente do MTG/SC, baixou portaria acabando com a pouca vergonha dos CTG de Santa Catarina que pretendiam fazer Rodeios Country e Montarias em Touros.
Ainda nos resta uma pergunta a Presidência do MTG/SC; NO CASO DE DESOBEDIÊNCIA HAVERÁ PUNIÇÕES? Ficamos no aguardo e parabenizamos o Tio Preto que é um tradicionalista muito conhecido e tem uma história voltada para a Tradicionalismo Gaucho.
LEIA ABAIXO A PORTARIA NA ÍNTEGRA:

PORTARIA N. 001/2008

O Presidente do MTG/SC, no uso de suas prerrogativas e atribuições legais, com Base no estabelecido nos Estatutos Social, e regulamentos,

R E S O L V E :

Art. 1º. ¬ Nas programações de eventos Tradicionalista realizados por CTGs, e, ou Piquetes no Estado de Santa Catarina não poderão se realizar montarias em Touros, e, ou Cavalos na modalidade RODEIO COUNTRY.

Art. 2º. A presente portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revoga-se as disposições em contrário.

Lages, SC, 06 de Agosto de 2008.

Itamar Sebastião Matos


Fonte: Coxixo Gaucho

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Obelisco comemorativo ao acordo de ponche verde

capa da primeira edição do jornal "O POVO"

Declínio:

Em 1840 começou a decadência da revolução. Enquanto a maioria das forças rio-grandenses se concentrava no sítio a Porto Alegre, a capital, Caçapava, era atacada de surpresa. Os líderes farrapos consideravam Caçapava quase inexpugnável, em virtude do difícil acesso à cidade. A partir daí, os arquivos da República foram colocados em carretas de bois pelas estradas. Foi o tempo da "República andarilha", até que Alegrete foi escolhida como nova capital. Em Taquari, farroupilhas e imperiais travaram a maior batalha da guerra, com mais de dez mil homens envolvidos. Mas não teve resultados decisivos. São Gabriel foi perdida em junho, e alguns dias depois o General Netto só escapa do imperial Chico Pedro graças à sua destreza como

cavaleiro. Em julho, novo fracasso farroupilha, desta vez em São José do Norte. Bento Gonçalves começa a pensar na pacificação. Em novembro é a vez de Viamão cair, morrendo no combate o italiano Luigi Rossetti, o criador do jornal "O Povo" órgão de imprensa oficial da república. Para piorar a situação, em janeiro de 1841, Bento Manoel discordou de algumas promoções de oficiais e abandonou definitivamente os farrapos.

Caxias:

A partir de novembro 1842 o conflito é dominado pela estrela de Luís Alves de Lima e Silva, o Barão (depois Duque) de Caxias. Nomeado presidente da província como a esperança do Imperador para a paz, Caxias usou do mesmo estilo dos farrapos para ganhar o apoio da população. Nomeou como comandantes militares Bento Manoel e Chico Pedro, dois oficiais do mesmo estilo, priorizou a cavalaria, e espalhou intrigas entre os farrapos sempre que pôde. Tratou bem a população dos povoados ocupados e empurrou os farroupilhas para o Uruguai. Estes ainda fizeram outra grande tentativa, atacando São Gabriel em 10 de abril de 1843 e, em 26 do mesmo mês, destroçaram Bento Manoel em Ponche Verde. Mas esta foi a última vitória dos farrapos.

Em dezembro de 42 reuniu-se em Alegrete a Assembléia Constituinte, sob forte discussão política. era forte a oposição a Bento Gonçalves. Durante 1843 e 1844, sucederam-se brigas entre os farrapos. Numa destas o líder oposicionista Antônio Paulo da Fontoura foi assassinado. Onofre Pires acusou Bento Gonçalves de ser o mandante. Este respondeu com o desafio a um duelo. Neste duelo (28 de fevereiro de 1844) Onofre é ferido, e veio a falecer dias depois.



Paz:

Ainda em 1844 Bento Gonçalves iniciou conversações de paz, mas retirou-se por discordar


de Caxias em pontos fundamentais, assumindo o seu lugar Davi Canabarro. Os farrapos queriam assinar um Tratado de Paz, mas os imperiais rejeitavam, porque tratados se assinam entre países, e o Império não considerava a República um Estado. Caxias contornou a situação, agradando os interesses dos farroupilhas sem criar constrangimentos para o Império.


Mas no final das contas os farrapos já não tinham outra saída senão aceitas as condições de Caxias.

A pacificação foi assinada em 1o. de Março de 1845 em Ponche Verde, e tinha como principais pontos:

O Império assumia as dívidas do governo da República;

Os farroupilhas escolheriam o novo presidente da província - Caxias;

Os oficiais rio-grandenses seriam incorporados ao exército imperial nos mesmos postos, exceto os generais;

Todos os processos da justiça republicana continuavam válidos;

Todos os ex-escravos que lutaram no exército rio-grandense seriam declarados livres (mas muitos deles foram reescravizados depois);

Todos os prisioneiros de guerra seriam devolvidos à província.

Além do mais, o charque importado foi sobretaxado em 25%.

Terminou assim a Guerra dos Farrapos, que apesar da vitória militar do Império do Brasil contra a República Rio-Grandense, significou a consolidação do Rio Grande como força política dentro do país.
sede da República Juliana, em Laguna - SC

Travessia dos lanchões sobre rodas


Garibaldi:

Em 24 de janeiro de 1837, Guiseppe Garibaldi saiu da prisão onde fora visitar Bento Gonçalves carregando uma carta de corso que lhe dava o direito de apresar navios em nome da República Rio-Grandense, destinando metade do valor da carga para o governo da República. Ainda no Rio, ele toma o navio "Luiza", rebatizando-o de "Farroupilha". É o primeiro barco da armada Rio-Grandense. Depois de muitas aventuras (prisão no Uruguai, tortura em Buenos Aires), Garibaldi apresenta-se em Piratini em fins de 1837. Ao chegar à capital farroupilha, ele recebe uma missão: construir barcos e fazer corso contra navios do império. Dois meses depois, ele apresenta dois lanchões: o "Rio Pardo" e o "Independência". Mas havia um grande problema: a ausência de portos. Com Rio Grande e São José do Norte ocupadas pelo inimigo, e Montevidéu pressionada pelo governo imperial, os farrapos planejam a tomada de Laguna, em Santa Catarina. A idéia era um ataque simultâneo por mar e por terra. Mas como sair da Lagoa

dos Patos? John Grenfell atacou o estaleiro farrapo, mas Garibaldi escapou com os Lanchões "Farroupilha" e "Seival" pelo rio Capivari, a nordeste da Lagoa. Daí resultou o mais fantástico acontecimento da guerra, e talvez um dos lances de combate mais geniais da história.


Foram postas gigantescas rodas nos barcos, e eles foram transportados por terra, levados por juntas de bois, até Tramandaí, a aproximadamente 80km do ponto de partida. O transporte foi feito através de campos enlameados pelas chuvas de inverno.

O ataque é feito de surpresa, com Davi Canabarro por terra e Garibaldi a bordo do "Seival" (o Farroupilha naufragou em Araranguá-SC) e resulta na conquista da cidade e na apreensão de 14 navios mercantes, que são somados ao "Seival", e armas, canhões e fardamentos. Em 29 de julho de 1839 é proclamada a República Juliana, instalada em um casarão da cidade. Mas o


sonho durou apenas quatro meses. Com a vitória de Laguna, os farrapos resolveram tentar a conquista de Desterro, na ilha de Santa Catarina. Mas são surpreendidos em plena concentração e batem em retirada, com pesadas perdas materiais. Os navios de corso, contudo, vão mais longe.O "Seival", o "Caçapava" e o novo "Rio Pardo" vão até Santos, no litoral paulista. Encontrando forças superiores, voltam para Imbituba-SC.


Em 15 de novembro de 1839, um ataque pesado a Laguna, com marinha, infantaria e cavalaria resulta na destruição completa da esquadra farroupilha e na retomada da cidade. Todos os chefes da marinha rio-grandense são mortos, com exceção de Garibaldi. Davi Canabarro recua até Torres, enquanto outra parte das forças terrestres vai para Lages, onde resistem até o começo de 1840.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

sede do governo em Piratini
A República:

Bento Gonçalves, então em cerco a Porto Alegre, recebe a notícia da proclamação da República e da indicação de seu nome como candidato único a presidente. Decide então contornar a capital da província para se juntar aos vitoriosos comandados de Netto. Quando vai atravessar o rio Jacuí na altura da ilha de Fanfa, tem seus mais de mil homens emboscados por


Bento Manuel e pela esquadra do inglês John Grenfell. Bento Gonçalves, Onofre Pires, Pedro Boticário, Corte Real e Lívio Zambeccari, os principais chefes no local, são presos, e a tropa é desbaratada. O governo imperial, após esta vitória, oferece anistia aos rebeldes para acabar de vez com o conflito. Netto, contudo, concentrou tropas ao recorde Piratini, a capital da República, e decidiu continuar a luta.


Bento Gonçalves foi escolhido presidente da República, mas enquanto não retornasse, Gomes Jardim assumiu o governo, organizando a estrutura dos ministérios. Foram criados seis: Fazenda, Justiça, Exterior, Interior, Marinha e Guerra. Cada ministro cuidava de dois ministérios por medida de economia.

Em fins de 1836, sem seu líder e com o governo central fazendo propostas de anistia, a revolução estava perdendo a força, mas no início de 1837 o Regente Feijó nomeou o brigadeiro Antero de Brito para presidente da província. Este, acumulando o cargo de Comandante Militar, passou a perseguir os simpatizantes do movimento em Porto Alegre e tratar os farrapos com dureza. Mas estes atos devolveram o ânimo aos rebeldes, que conseguiram a partir daí uma série de vitórias. A cavalaria imperial desertou em janeiro de 1837 em Rio Pardo, e Lages, em Santa Catarina, foi tomada logo após. Em março, Antero de Brito mandou prender Bento Manoel, por achá-lo pouco rígido com a República. Mas Bento Manoel resolveu prendê-lo e passar novamente para o lado farroupilha. Um mês após, Netto, com mais de mil homens, tomou o arsenal imperial de Caçapava, capturando armas de todos os tipos e ganhando a adesão de muitos soldados da guarnição local. E em 30 de abril, Rio Pardo, então a mais populosa cidade da província, foi tomada.

Em outubro, chegou a notícia de que Bento Gonçalves havia fugido do Forte do Mar, em Salvador, vindo a assumir a presidência em 16 de dezembro. Era o auge da República. A diminuição dos combates, a estruturação dos serviços básicos - correios, política externa, fisco - davam a impressão de que o Estado Rio-Grandense estava em vias de consolidação.

Mas 1838 não foi o ano da vitória como esperavam os farrapos. Apesar de mais uma vitória em Rio Pardo, o fracasso na tentativa de tomar Rio Grande e a falta de condições de conquistar Porto Alegre abatem as esperanças dos republicanos. A maioria das vitórias farrapas neste ano foram em combates de guerrilha e escaramuças sem importância estratégica. Com Piratini ameaçada, a Capital é transferida para Caçapava em janeiro de 1839.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA


REVOLUÇÃO FARROUPILHA, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico
( 1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira. O detalhes sobre a Revolução Farroupilha, irás conhecer no texto abaixo.

Causas:

O Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre portugueses e espanhóis desde o século XVII. Na idéia dos líderes locais, o fim dos conflitos deveria inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do sul, como pagamento às gerações de famílias que se voltaram para a defesa do país desde há muito tempo. Mas não foi isso que ocorreu.

A partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.
No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata.

Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense.
A revolta:
Em 20 de setembro de 1835, os rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando o presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, que planejou o ataque, empossou no cargo o vice, Marciano Ribeiro. O governo imperial nomeou José de Araújo Ribeiro para o lugar de Fernandes Braga, mas este nome não agradou os farroupilhas (o principal objetivo da revolta era a nomeação de um presidente que defendesse os interesses rio-grandenses), e estes decidiram prorrogar o mandato de Marciano Ribeiro até 9 de dezembro. Araújo Ribeiro, então, decidiu partir para Rio Grande e tomou posse no Conselho Municipal da cidade portuária. Bento Manoel, um dos líderes do 20 de setembro, decidiu apoiá-lo e rompeu com os farroupilhas.
Bento Gonçalves então decidiu conciliar. Convidou Araújo Ribeiro a tomar posse em Porto Alegre, mas este recusou. Com a ajuda de Bento Manoel, Araújo conseguiu a adesão de outros líderes militares, como Osório. Em 3 de março de 36, o governo ordena a transferência das repartições para Rio Grande: é o sinal da ruptura. Em represália, os farroupilhas prendem em Pelotas o conceituado major Manuel Marques de Souza, levando-o para Porto Alegre e confinando-o no navio-prisão Presiganga, ancorado no Guaíba.
Os imperiais passaram a planejar a retomada de Porto Alegre, o que ocorreu em 15 de julho. O tenente Henrique Mosye, preso no 8o. BC, em Porto Alegre, subornou a guarda e libertou 30 soldados. Este grupo tomou importantes pontos da cidade e libertou Marques de Souza e outros oficiais presos no Presiganga. Marciano Ribeiro foi preso e em seu lugar foi posto o marechal João de Deus Menna Barreto. Bento Gonçalves tentou reconquistar a cidade duas semanas depois, mas foi batido. Entre 1836 e 1840 Porto Alegre sofreu 1.283 dias de sítio, mas nunca mais os farrapos conseguiriam tomá-la.
Em 9 de setembro de 1836 os farrapos, comandados pelo General Netto, impuseram uma violenta derrota ao coronel João da Silva Tavares no Arroio Seival, próximo a Bagé. Empolgados pela grande vitória, os chefes farrapos no local decidiram, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento deixava de ter um caráter corretivo e passava ao nível separatista.

Encenação simula Batalha do Pulador

Parece uma pintura a foto de Tadeu Vilani (acima), sobre a encenação realizada ontem, em Passo Fundo, para simular a Batalha do Pulador, ocorrida durante a Revolução Federalista.
fonte: roda de chimarrão

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

São Leopoldo “lança” a Chama Crioula


O presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Oscar Fernande Gress, participou hoje à tarde da solenidade de lançamento de Acendimento da Chama Crioula, na Casa do Imigrante, em São Leopoldo. A cerimônia contou com a apresentação da música tema da Chama Crioula, com declamação de Dorval Dias, interpretando “A volta do Farrapo”, de Jayme Caetano Braun, entre outras atividades.
Na foto, o presidente Gress recebe uma pequena lembrança com comidas típicas alemãs. O acendimento da Chama Crioula acontece dia 16, na Ponte Seca, e inaugura oficialmente as comemorações farroupilhas em todo o Rio Grande do Sul. Na ocasião, estiveram presentes ainda, o secretário municipal de cultura, José Carlos Martins, o coordenador da 12ª RT, Moisés Almeida, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Manoelito Savaris, entre outras personalidades locais.

Em defesa da Música do Sul

Há quem diga que o gaúcho peleador, aquele que não leva desaforo pra casa e que outrora fazia revolução por amor e em defesa da sua pátria e/ou território, só brigava em tempos que a temperatura lhe era adversa. Isto teria sido uma regra também para os gaúchos além fronteira, uruguaios e argentinos.
Digo isto porque esta máxima igualmente acontece na música aqui do sul. É no inverno que o gaúcho peleia sentimentalmente para defender sua música dos invasores e aí nascem canções, uma mais macanuda que a outra. Neste período também acontecem muitos dos grandes festivais e/ou encontros musicais, as barrancas como muitas vezes são chamados. Aqui entre nós temos a Sapecada da Canção Nativa que dispensa apresentações. Qualquer bugio já sabe, começaram a aparecer os primeiros pinhões para vender, encilhou o Pingo e subiu a serra para este grande encontro em Lages, que sempre acontece no período do feriado de Corpus Christi. E a Sapecadinha, como é carinhosamente chamada a edição regional, está cada ano melhor e hoje já classifica músicas que vão direto ao palco da final da grande Sapecada.
A menção feita sobre a intensa criação de músicas no período do frio, para defender o legado nativista e folclórico da grande nação gauchesca, da qual fizemos parte com muito orgulho, é uma realidade cada vez mais latente, uma vez que o inimigo que quer destruir o nosso patrimônio cultural está cada vez mais próximo, quando não entrincheirado, travestido de lobo em pele de cordeiro. É só olharmos com atenção em nossa volta. Muitos bons músicos estão por jogar a toalha dizendo que o nativismo puro não consegue mais pegar a cesta básica e custear o estudo da piazada. Lamentável.
E sabem onde também escutei semelhantes? Foi no Oeste paranaense. Lá estando a trabalho, tomei contato com a gauchada que se bandeou do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para a região denominada de Municípios Lindeiros do Lago Itaipu. Neste feriado, estava acontecendo o Encontro das Águas, ou seja, uma barranca das três fronteiras, onde gaúchos, argentinos e paraguaios se reúnem para o sagrado ritual da criação de músicas nativas ou folclóricas como são denominadas nos países irmãos. Segundo os organizadores, o Encontro das Águas nasceu do instinto de preservação desta raiz cultural que une estes povos irmãos. Hoje a preocupação é ainda maior em defesa da constante ameaça dos grandes centros urbanos.
Como declaradamente apaixonado pelo Chamamé, uma das vertentes fortes entre a gente missioneira argentina e também dos vizinhos paraguaios me emocionei com o evento Encontro das Águas, mais uma iniciativa para servir de escudo em defesa da nossa música de raiz aqui do Sul maravilha.
Chasque de autoria de D. Machry, publicado no Jornal Buenas Che, edição de maio de 2008, na coluna Andanças. Acesse www.buenas.com.br

MTG promove Curso de Danças Tradicionais em Porto Alegre


Dias 9 e 10 de agosto, o MTG promove o Curso de Danças Tradicionais Gaúchas, no DTG Marca Gaúcha, localizado na sede campestre do Banrisul, em Porto Alegre. O programa, com 20 horas de duração, é dirigido aos interessados em atuar como instrutores de dança e traz como conteúdo considerações sobre a história da dança, noções do uso adequado de indumentária, estratégias de trabalho com danças, metodologia de avaliação, entre outros temas.

As inscrições custam R$ 120 e podem ser feitas pelo e-mail cursos@mtg.org.br ou pelo telefone (51) 3223.5194. Os participantes têm direito à hospedagem e alimentação, além de certificado de participação e cartão tradicionalista provisório pelo período de um ano.



Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

São Leopoldo “lança” a Chama Crioula

O presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Oscar Fernande Gress, participou hoje à tarde da solenidade de lançamento de Acendimento da Chama Crioula, na Casa do Imigrante, em São Leopoldo. A cerimônia contou com a apresentação da música tema da Chama Crioula, além de declamação de Dorval Dias, interpretando “A volta do Farrapo”, de Jayme Caetano Braun, entre outras atividades.

O acendimento da Chama Crioula acontece dia 16, na Ponte Seca, e inaugura oficialmente as comemorações farroupilhas em todo o Rio Grande do Sul. Cerca de 2 mil cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas devem passar pelo município para buscar uma centelha da Chama, que ficará acesa na Casa do Imigrante até o dia 12 de setembro. Em 2008, o tema do evento é “Nossos Símbolos: Nosso orgulho”.




Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

terça-feira, 5 de agosto de 2008

RESULTADOS DO VI JUVENART – 03/08/08 - SANTA MARIA/RS


1º CPF Piá do Sul - Santa Maria

2º CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí

3º Ponche Verde CTG - Santa Maria

4º CTG Tiarayu - Cachoeirinha

5º CTG Vaqueanos da Fronteira - Alegrete

6º CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha

7º CTG Patrulha do Oeste - Uruguaiana

8º CTG Coronel Chico Borges - Santo Antonio da Patrulha

9º CTG Laçadores Esteio do Japeju - Uruguaiana

10º PL Rodolfo João Fernandes - Imbé

11º CTG Bento Gonçalves - Santa Maria

12º CTG Grupo Nativista Os Tropeiros - Santiago

13º CTG Farroupilhas - Santa Maria

14º CTG Potreiro Grande - Tramandaí

15º CTG João Sobrinho - Capão da Canoa

Cerimônia de lançamento da Chama Crioula é quarta-feira.

Na próxima quarta-feira (06), às 16h, acontece o lançamento oficial do Acendimento da Chama Crioula, na Casa do Imigrante (Av. Feitoria, 3249), em São Leopoldo. A ocasião será marcada por apresentações de artistas locais. O acendimento da Chama Crioula ocorre no dia 16 de agosto, na Ponte Seca, localizada na Av. Mauá e marca a abertura das comemorações farroupilhas em 2008. Para este ano, o tema escolhido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas é “Nossos símbolos: Nosso Orgulho”. De São Leopoldo, cavalgadas irão levar uma centelha da chama para todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre, a chegada está prevista para o dia 7 de setembro, quando será acendida no Parque da Harmonia.



Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

Piá do Sul é bicampeão JUVENART




Vencedor da edição passada, o Centro de Pesquisa Folclóricas (CPF) Piá do Sul (foto), de Santa Maria, manteve o título de 1º colocado na sexta edição do Juvenart.

Entre os itens avaliados pela comissão julgadora, a coreografia, a harmonia do conjunto e a interpretação ajudaram a somar pontos.

Grande vencedor, o Piá do Sul tem em sua sede o troféu itinerante, que fica com os campeões até o próximo ano. Além de se destacar nas danças, o Piá do Sul foi premiado como o melhor conjunto de acompanhamento.

O segundo colocado do evento foi o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, que ainda levou para casa os prêmios de melhor entrada e melhor saída. Também de Santa Maria, Ponche Verde CTG fez bonito em sua apresentação e garantiu a terceira colocação.

Os vencedores
Os cinco primeiros
1° – CPF Piá do Sul (Santa Maria)
2° – CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí)
3° – Ponche Verde CTG (Santa Maria)
4° – CTG Tiarayú (Porto Alegre)
5° – CTG Grupo Nativista Os Tropeiros (Santiago)
Melhor Conjunto de Acompanhamento
CPF Piá do Sul (Santa Maria)
Melhor Entrada
CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí)
Melhor Saída
CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí)

fonte: zero hora FOTO: LIZIANE BOHRER, divulgação